Embarcação norte-coreana carregada de itens furtados em Hokkaido, polícia prendeu os 3 tripulantes no dia 9 (ANN)
Os pescadores das províncias localizadas no norte do Japão se sentem inseguros, segundo matéria publicada nesta terça-feira (12).
Publicidade
Mais 3 corpos foram encontrados por volta das 7h30, nas águas da praia de Senjoiki, cidade de Fukaura (Aomori). Suspeita-se que sejam norte-coreanos. Desde novembro já foram encontrados 5 barcos pesqueiros da Coreia do Norte na mesma cidade. Além disso, entre 3 a 5 deste mês foram encontrados dois corpos e a polícia continua investigando se há relação com as embarcações.
Confessam que jogaram coisas furtadas no mar
Em Hokkaido, 3 norte-coreanos de um barco pesqueiro foram presos no dia 9 deste mês. Eles são suspeitos de terem furtado eletrodomésticos, utensílios e um gerador de uma cabana usada pelos pescadores locais. A cabana fica na ilha Matsumae Kojima, pertencente à associação dos pescadores.
Até que tudo seja reposto na cabana, eles não têm saído com a frequência normal para a atividade. Segundo um dos entrevistados “as saídas foram reduzidas a um terço, pelo menos até a reposição da cabana”.
Os presos norte-coreanos declararam que furtaram eletrodomésticos, motocicleta, utensílios e o gerador. Carregaram na embarcação, mas como quase afundou, jogaram algumas coisas como motocicleta e outros no mar. Fizeram isso por ordem do capitão que tinha pressa, eles queriam retornar para o país de origem até a data da morte de Kim Jong-Il, em 17 deste mês. Além disso, foi encontrado um mapa dentro da embarcação de madeira, com pontos marcados em vermelho, referentes ao Japão. A polícia quer saber do que se trata.
Os pescadores de Hokkaido têm saído para pescar e voltam no mesmo dia por não poderem usar a cabana. “Mesmo que a infraestrutura seja refeita na cabana estamos inseguros com os frequentes barcos da Coreia do Norte”, disse um deles.
Apesar de monitorarem as águas, o medo e a insegurança já chegaram no limite, disse um dos pescadores.
Pescadores das províncias de Hokkaido, Yamagata e Aomori estão em clima de atenção, com tantos incidentes envolvendo embarcações norte-coreanas.
Fontes e fotos: Hokkaido Shimbun, ANN e JNN