A frente fria com duas baixas pressões trouxe frio intenso e muita ventania em Hokkaido. Danos humanos e materiais foram registrados em diversas cidades da província ao norte do país.
Ventania com velocidade máxima de 39,4 m/s em Erimo-cho causou destelhamentos, por volta das 4h desta terça-feira (26). Os telhados metálicos voaram como pipas ao vento. Dois deles ficaram enroscados nos cabos elétricos causando apagão temporário em 900 residências, até a conclusão das atividades de remoção.
Segundo informações colhidas pela província, somente nesta manhã, 37 casas foram totalmente destelhadas e 11 pessoas ficaram feridas. A maioria das pessoas feridas foi por queda, por não conseguirem se manter de pé com a ventania.
A JR de Hokkaido teve que interromper a operação de 129 linhas, incluindo 6 expressas. Por conta da tempestade de neve combinada com a ventania, a rodovia provincial 230 foi prejudicada com a visibilidade, por isso teve o tráfego interrompido.
Os voos que partem dos aeroportos de Shin Chitose, Wakkanai e Hakodate foram cancelados. Só estão em operação os que ligam a Haneda, na capital japonesa.
Neve nas regiões Tokai e Kinki
Em Iwate ocorreu um acidente com vítima fatal. Dois caminhões se chocaram de frente, por um deles ter derrapado na pista congelada. Depois da colisão, um deles caiu numa plantação de arroz. Um dos motoristas, de 35 anos, morreu no local.
Nas regiões Hokuriku e Tohoku a previsão é de 80cm de acúmulo de neve até a manhã de quarta-feira. Em Hokkaido o acúmulo pode chegar a 60cm.
Mas, nos pontos mais altos das regiões Kinki e Tokai também há previsão de 40 e 50cm de neve. Segundo a Agência de Meteorologia do Japão, amanhã é o pico desta frente fria.
Fontes: HBC e ANN Fotos: HBC