Concurso para selo comemorativo dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil
Participe do concurso para seleção de arte do selo comemorativo dos 110 anos de imigração japonesa no Brasil, promovido pelo Consulado-Geral do Brasil em Nagoia.
Concurso do Consulado-Geral do Brasil em Nagoia selecionará arte para selo comemorativo (Pixabay/PxHere)
Se você é criativo e gosta de desenhar, seja a mão ou no formato digital, que tal participar desse concurso?
Publicidade
Ele selecionará a arte do selo comemorativo dos 110 anos de imigração japonesa no Brasil, para ser utilizada ao longo do ano de 2018 em materiais de divulgação.
Para participar é preciso ser brasileiro residente no Japão, na condição de pessoa física, com exceção de funcionários das representações diplomáticas brasileiras no Japão. Não há limite de idade.
O prazo para a inscrição é até 2 de março deste ano e a divulgação do resultado será em 15 do mesmo mês.
Que tal parar para observar os lindos cristais de neve? (Weather News)
No Japão costuma-se dizer que os cristais dos flocos de neve são cartinhas que vêm do céu. Essas palavras ficaram famosas. Foram expressadas pelo pesquisador, doutor Ukichiro Nakaya, na ocasião em que conseguiu obter o primeiro cristal de neve artificial do mundo.
Publicidade
Os cristais não são só de um tipo. Os mais conhecidos são 8. Agora que já sabe disso, que tal parar para observá-los?
8 formatos dos cristais da neve (Weather News)
O mais famoso entre os cristais é o dendrítico. Ele tem forma com 6 ramos e se forma em nuvens com grande quantidade de vapor de água, à temperatura abaixo de –15ºC.
O mais interessante é que os cristais de neve são hexagonais. Não há pentagonais ou octogonais.
Cristal dendrítico, com 6 ramos, em formato hexagonal se unir todas as pontas (Weather News)
E mais uma curiosidade, independente do tamanho dos ramos desses cristais – todos têm um eixo e ao conectar os 6 ramos formam um hexágono regular. Isso porque todos os 6 ramos têm o mesmo comprimento.
Entretanto, quando chega ao solo, seus ramos já podem ter derretido ou quebrado. Mas, é possível fotografá-los se caírem sobre uma superfície gelada e escura, como no casaco preto.
Fotos dos cristais de neve
De acordo com Kentaro Araki, do Instituto de Pesquisa Meteorológica da Agência de Meteorologia do Japão, “a análise das partículas de neve é importante para compreender a estrutura das nuvens que fazem nevar e as características da baixa pressão”.
Como Kanto Koshin tem poucos pontos de observação de neve, ele explica que os cristais de neve fotografados até mesmo com os smartphones são valiosos, a partir do ponto de vista acadêmico. Por isso, pede contribuições através do Twitter. Quem obtiver boas fotos, pede para colocar as seguintes hashtags #関東雪結晶 e #霜活.
Já tem muitas postagens bonitas, de cristais de neve dendríticos. Se você quiser participar basta postar fotos dos cristais de neve e colocar essas hashtags.