Cristais da neve: cartinhas que vêm do céu

Os flocos de neve caem trazendo pequenos cristais. Já parou para observar como são lindos? Saiba porque são chamadas de ‘cartinhas que vêm do céu’.

Que tal parar para observar os lindos cristais de neve? (Weather News)

No Japão costuma-se dizer que os cristais dos flocos de neve são cartinhas que vêm do céu. Essas palavras ficaram famosas. Foram expressadas pelo pesquisador, doutor Ukichiro Nakaya, na ocasião em que conseguiu obter o primeiro cristal de neve artificial do mundo.  

Publicidade

Os cristais não são só de um tipo. Os mais conhecidos são 8. Agora que já sabe disso, que tal parar para observá-los?

8 formatos dos cristais da neve (Weather News)

O mais famoso entre os cristais é o dendrítico. Ele tem forma com 6 ramos e se forma em nuvens com grande quantidade de vapor de água, à temperatura abaixo de –15ºC.  

O mais interessante é que os cristais de neve são hexagonais. Não há pentagonais ou octogonais.

Cristal dendrítico, com 6 ramos, em formato hexagonal se unir todas as pontas (Weather News)

E mais uma curiosidade, independente do tamanho dos ramos desses cristais – todos têm um eixo e ao conectar os 6 ramos formam um hexágono regular. Isso porque todos os 6 ramos têm o mesmo comprimento.

Entretanto, quando chega ao solo, seus ramos já podem ter derretido ou quebrado. Mas, é possível fotografá-los se caírem sobre uma superfície gelada e escura, como no casaco preto.

Fotos dos cristais de neve

De acordo com Kentaro Araki, do Instituto de Pesquisa Meteorológica da Agência de Meteorologia do Japão, “a análise das partículas de neve é ​​importante para compreender a estrutura das nuvens que fazem nevar e as características da baixa pressão”.

Como Kanto Koshin tem poucos pontos de observação de neve, ele explica que os cristais de neve fotografados até mesmo com os smartphones são valiosos, a partir do ponto de vista acadêmico. Por isso, pede contribuições através do Twitter. Quem obtiver boas fotos, pede para colocar as seguintes hashtags #関東雪結晶 e #霜活.

Já tem muitas postagens bonitas, de cristais de neve dendríticos. Se você quiser participar basta postar fotos dos cristais de neve e colocar essas hashtags.

Clique na imagem para expandir
Fontes: Twitter e Weather News
Fotos: Weather News

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Quase 500 acidentes em Tóquio por causa da neve

Publicado em 22 de janeiro de 2018, em Acidentes

Os dados fornecidos pelo Departamento de Polícia Metropolitana assustam. O alto número de acidentes é por conta da neve desta segunda-feira.

Quase 500 acidentes somente nesta segunda-feira e 16 pessoas com lesões por escorregarem (JNN)

Além dos 50 veículos parados na famosa Rainbow Bridge, a qual liga Shibaura a Daiba, em Minato-ku, em Tóquio, quase 500 acidentes ocorreram até as 18h30 desta segunda-feira (22).

Publicidade

Por causa da neve 50 carros ficaram imobilizados na ponte e os policiais tiveram que pedir para os que tentavam entrar por Shibaura, para darem ré e voltar. Os que vieram de Daiba acabaram ficando imobilizados. Segundo a NHK algumas pessoas foram vistas saindo dos carros e caminhando pela calçada, deixando-os para trás. A ponte ficou interrompida para tráfego desde as 18h40. Não há relatos de feridos com esse incidente.

Até as 18h30 desta segunda-feira a polícia metropolitana registrou 482 acidentes de trânsito, todos por causa da neve. Dentre esses, 31 pessoas tiveram lesões.

Como irá continuar nevando durante a madrugada, as autoridades alertam para evitar de usar o veículo, caso não seja urgente. Até as 20h o acúmulo de neve na capital foi de 18cm e deverá ultrapassar os 20cm.

Por conta do acúmulo, até as 17h, 16 pessoas da capital já foram encaminhadas para o pronto socorro por terem escorregado e se machucado.

Fontes: NHK e  JNN
Foto: JNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!