Uma estação de trem popular entre os turistas na cidade de Fujisawa (Kanagawa) e que parece ser um “ryugujo” – palácio submarino – do folclore japonês está se preparando para ser reconstruída antes das Olimpíadas de Tóquio em 2020.
A estação Katase-Enoshima da linha Odakyu será uma plena estrutura ryugujo ao empregar o “ryugu-zukuri” ou métodos de construção únicos a portais de dois andares de santuários e templos Budistas.
“Esperamos que a nova estrutura da estação seja contemplada pelas pessoas por muitos anos”, disse um funcionário da Odakyu Electric Railway, operadora da linha, em dezembro de 2017.
A construção do novo prédio da estação poderá ter início em fevereiro. Ela será equipada com um portal frontal de dois andares em formato de arco que é similar àquele do santuário Enoshima – Enoshima-jinja.
A estrutura básica da construção será feita de aço, que será coberto com materiais de madeira. Sua altura será de 9,95 metros, maior que o atual prédio da estação, que tem um pouco menos de 8 metros.
O novo prédio de estação, que poderá ser concluído em maio de 2020, manterá a atmosfera do atual prédio, mas “terá uma mente divertida e digna”, disse o funcionário da Odakyu.
O atual prédio da estação foi construído em 1929 e agora é um ponto turístico, com muitos visitantes passando pelo local diariamente e tirando fotos.
Em razão da idade e deterioração, no entanto, as águas das chuvas vazam pelo telhado, necessitando do trabalho de reconstrução.
Além disso, como a competição de vela nas olimpíadas será realizada nas proximidades de Enoshima, a Odakyu decidiu reconstruir a estação como porta de entrada para o distrito.
Fonte: Asahi Imagem: Asahi, Wikimedia