A frente fria histórica que cobriu quase todo o arquipélago vai embora no domingo, amenizando as temperaturas do país.
No sábado (27) ainda sob influência dessa frente fria as províncias banhadas pelo Mar do Japão continuarão com neve pesada, de Hokkaido a Hokuriku. Além da neve ainda tem ventania, o que traz uma sensação térmica pior.
Na região Kanto deverá ter predominância do sol, como em Tokai. Porém em locais mais altos de Gifu a neve continua, assim como em Mie haverá locais cobertos por nuvens dos flocos brancos.
Em Kinki e Shikoku também há algumas nuvens de neve, as quais devem passar depois do almoço.
As temperaturas no sábado não devem ser diferentes das de sexta-feira, conforme mostra a ilustração.
Previsão a partir de domingo
Apesar da frente fria histórica deixar o arquipélago ainda vai restar um vento gelado. Por isso, as temperaturas a partir de domingo (28) deverão ser um pouco mais geladas que a média normal desta época.
Um cavado – região alongada de relativa pressão atmosférica baixa – estará sobre o norte e nordeste do Japão, fazendo com que continue nevando nessas áreas, incluindo Hokuriku.
Outra área de baixa pressão originária do oeste se aproxima de Kyushu. Ela traz chuva ou neve para as regiões de Kyushu a Kansai no domingo.
Ela deverá se mover para Tokai e Kanto na segunda-feira (29), fazendo chover ou provocar neves ocasionais.
Na terça-feira (30) a previsão é que ela se transforme em monção de inverno, novamente trazendo neve para a região Hokuriku. Mas na quarta-feira a previsão é de neve nas províncias banhadas tanto pelo Mar do Japão quanto pelo Oceano Pacífico, em ampla área.
A partir de domingo, apesar das mínimas marcarem 0ºC nas regiões Tokai e Kansai, a máxima sobe um pouco mais durante o dia, variando de 7 a 9ºC, amenizando o rigoroso frio desta semana.
Fontes: Tenki e AMJ Imagem: AMJ