O fundador sueco da rede IKEA, Ingvar Kamprad, que transformou um negócio de pequena escala de encomenda por correspondência – que teve início na fazenda de sua família – em um império de móveis simples e baratos, morreu aos 91 anos.
Kamprad morreu no sábado (27) em sua casa em Smaland, sul da Suécia, disse a unidade sueca, a IKEA Sverige, no Twitter. Ele morreu em paz após sofrer uma doença repentina.
“Ele fará falta e será lembrado calorosamente pela sua família e funcionários da IKEA em todo o mundo”, disse a empresa.
A história de vida de Kamprad está intimamente ligada à empresa, a qual ele fundou aos 17 anos na fazenda da família. A IKEA é uma das marcas mais reconhecidas no mundo.
Ao longo do caminho, Kamprad ficou extremamente rico, embora estimativas sobre seu patrimônio variem extremamente de um pouco mais de 100 milhões de dólares a aproximadamente 60 bilhões de dólares quando ele morreu.
Kamprad formou o nome da empresa a partir de suas iniciais e as primeiras letras da fazenda da família, Elmtayard, e a paróquia onde está localizada, Agunnayard. A fazenda está localizada no coração de Smaland, uma província arborizada cujas pessoas são conhecidas pela sobriedade e criatividade, qualidades que Kamprad tinha.
Fonte: AP via Mainichi Imagem: Wikimedia