A cidade de Hamamatsu (Shizuoka) é famosa em todo o Japão não só pelo número de brasileiros, mas pelo gyoza. Essa iguaria de origem chinesa conferiu à cidade o trono de rainha do gyoza por 4 anos consecutivos.
O motivo é simples. A população local é grande consumidora dessa espécie de pasteizinhos assados na frigideira. E a fama é tanta que Hamamatsu criou alguns diferentes, como o servido em forma de disco com moyashi no centro ou o famoso aka gyoza, feito de carne de porco especial.
Trono de volta
No entanto, o consumo médio por família em 2017 foi de 3.582 ienes, enquanto a maior rival consumiu 4.258 ienes em gyoza. Assim, perdeu o trono de 2013 a 2016 para a cidade de Utsunomiya (Tochigi).
A prefeitura justificou a perda do trono. No ano passado a cidade recebeu um elevado número de turistas. Eles formaram filas em frente às casas de gyoza, o que inibiu os residentes de comprar a iguaria para levar para casa.
Aí o prefeito convocou a população para voltar a consumir o gyoza a fim de recuperar o trono. Que tal experimentar os diversos tipos de gyoza de Hamamatsu?
Se quiser experimentar fazer em casa, toque aqui para abrir a receita.
Fonte: SBS TV Fotos: 4Travel, Gurunavi e We Love Hamamatsu