A população do Planeta tem mais de 7,5 bilhões de pessoas. Há um mundo onde não há barreiras e nem precisa de passaporte. Nesse mundo as pessoas estão conectadas 24 horas.
Há uma rede de 4,01 bilhões de pessoas ligadas pela internet. E a grande maioria delas é usuária de mobile.
É isso que aponta o maior relatório global chamado Digital in 2018, produzido pela We Are Social e Hootsuite, divulgado na segunda-feira (29).
Aqui entra um dos pontos em comum entre brasileiros e alguns povos do sudeste asiático como Tailândia, Filipinas e Indonésia. São os que mais passam tempo na internet, ultrapassando a casa das 8 horas diárias.
- Tailândia: 9h38/dia
- Filipinas: 9h29/dia
- Brasil: 9h14/dia
- Indonésia: 8h51/dia
Enquanto que os japoneses passam em média 4h12 e os americanos 6h30.
Os brasileiros não têm a internet mais veloz, ao contrário, está em 30.º lugar, com média de 17,9 Mbps e ainda assim conseguem ficar mais do que as horas dormidas de uma noite, na internet. Imagine se tivessem conexões fixas mais rápidas como a Singapura, a primeira com média de 161,2 Mbps.
Mobile
A grande maioria da população do Planeta é usuária de mobile: 5,135 bilhões de pessoas. Mas um dado chama atenção. São 8,485 bilhões de usuários de internet via mobile, ultrapassando a população da Terra. Isto significa que cada pessoa tem 1,65 aparelho mobile ou bilhões de adultos têm mais de um terminal.
Facebook: filipinos e brasileiros adoram
É a plataforma indiscutivelmente mais usada pelos homens do Planeta. São 2,170 bilhões de usuários e um novo a cada 11 segundos. Se pensa que são as mulheres que passam mais tempo interagindo nessa rede social se engana. São os homens, em todas as faixas etárias.
Os usuários usam o PC ou desktop, mas quase que a maioria absoluta faz uso de smartphones ou tablets para compartilharem seus posts na grande mídia social.
Novamente, mais um ponto em comum entre brasileiros, filipinos, indonésios e tailandeses: o tempo que passam no Facebook. Conseguem ficar mais de 3 horas por dia nessa rede social!
Plataformas preferidas dos brasileiros e dos filipinos
As plataformas de Mark Zuckerberg são as mais queridas do público. Mas tem o YouTube, da Google, WeChat e outras que merecem destaque por que tem um público fiel também.
O mesmo relatório mostra que a plataforma de mensagens preferida dos brasileiros e sul-americanos em geral é também do poderoso Zuck – WhatsApp, enquanto que a dos japoneses, sul-coreanos e tailandeses é Line. Aqui os filipinos divergem dos brasileiros, preferindo o FB Messenger.
Fontes e imagens: We Are Social e Hootsuite Foto: Pixabay