Nos últimos anos, a taxa de acidentes de tráfego causados por pessoas de 75 anos de idade ou mais no Japão vem aumentando (ANN/reprodução)
Um homem de 85 anos foi preso na terça-feira (9) por ter atropelado duas estudantes do ensino médio, após ignorar o pedido de sua família para não dirigir, disse a polícia.
Publicidade
Kiyotatsu Kawabata, conforme alegado, atingiu as duas estudantes com seu veículo na cidade de Maebashi (Gunma), por volta das 8h25, deixando-as inconscientes. Kawabata admitiu o ato.
De acordo com a polícia, a família de Kawabata havia pedido a ele que não dirigisse, visto que recentemente o idoso havia causado um pequeno acidente.
As duas estudantes – Miku Oshima, de 18 anos e Sakura Ota, de 16 anos – foram atingidas quando estavam indo para a escola em suas bicicletas para uma cerimônia de reinício das aulas.
Ota foi atingida primeiro e Oshima em seguida, antes do veículo dirigido pelo idoso ter virado após bater em um muro, disse a polícia.
“O acidente ocorreu antes que eu pudesse perceber”, disse Kawabata à polícia. No local do acidente não havia sinais indicando que os freios do carro foram acionados.
Nos últimos anos, a taxa de acidentes de tráfego causados por pessoas de 75 anos de idade ou mais no Japão vem aumentando, com motoristas idosos responsáveis por cerca de 10% do total que acabou em fatalidade no ano de 2016.
O Japão começou a implementar um teste de função cognitiva mais rigoroso para idosos que desejam renovar suas carteiras de motorista, enquanto as autoridades tentam reduzir os acidentes de tráfego graves.
O governo também vem fazendo campanhas para motoristas idosos devolverem voluntariamente suas habilitações.
Fonte: Mainichi
Imagem: ANN