A Alfândega de Nagoia anunciou na quinta-feira (25) os resultados das importações e exportações da região Chubu. O superávit superou ¥9 trilhões de ienes.
A alfândega reúne informações das 5 províncias da região Chubu: Aichi, Gifu, Mie, Shizuoka e Nagano.
O volume de exportações foi bem superior ao das importações, apresentando um resultado positivo para a balança comercial, pelo terceiro ano consecutivo.
O ano de 2017 fechou com superávit de 9,157 trilhões de ienes, o que significa um aumento de 6,5% em relação ao ano anterior.
O volume de exportações aumentou em 8,5%, fechando com 18,317 trilhões de ienes. As exportações de autopeças foram as maiores já registradas em estatísticas desde 1979. Outros segmentos que colaboraram para esses números foram os veículos do tipo SUV exportados para a Europa, seguidos pelas lentes para smartphones e elevadores destinados à China.
O volume de importação também aumentou em 10,7%, fechando com 9,16 trilhões de ienes. O motivo foi o aumento dos preços do petróleo bruto e do gás natural.
Os números da balança comercial de Chubu mostram que as indústrias, especialmente as automotivas e de peças, são as que mais vem contribuindo para o aumento.
Fonte: Sankei Imagem ilustrativa