Em 865 dos 926 pontos de observação foram registradas temperaturas abaixo de zero no Japão, nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (26).
Pela primeira vez foi registrada temperatura abaixo de 30ºC. Em Kimobetsu-cho (Hokkaido) os termômetros marcaram -31,3ºC na manhã anterior, como registro histórico.
Mesmo sem neve, Tóquio e outras cidades japonesas amanheceram com água congelada nos canos. Fuchu (Tóquio) teve registro histórico de -8,4ºC. Nos parques a água dos lagos e do bebedouro estavam congeladas.
Em Tóquio, das 8h até as 16h de quinta-feira (25) a companhia de abastecimento de água recebeu 2.130 telefonemas informando que o cano estourou. Com temperatura inferior a -4ºC os canos de PVC não resistem.
Quem estendeu as roupas lavadas na noite anterior teve que esperar para elas descongelarem. Depois da neve o drama das calçadas e ruas com camadas de gelo fizeram muitas pessoas caírem.
Paisagens raramente vistas
Por outro lado, as baixas temperaturas criaram fenômenos naturais de rara beleza. No Lago Biwa (ou Biwako), foram observados sincelos formados pela combinação vento e água.
Em Ibaraki, as águas da cascata de Fukuroda, em Daiko-machi, congelaram sobre as rochas. A temperatura de -9,2ºC proporcionaram essa beleza raramente vista.
Neve continua
Nas províncias banhadas pelo Mar do Japão a neve e a nevasca continuam. Em partes das províncias de Mie, Shiga e Gifu a neve prossegue até o final desta tarde.
Fontes e fotos: JNN e ANN