As vendas nacionais de veículos novos em 2017 aumentaram 5,3% em comparação ao ano anterior, totalizando 5,23 milhões de unidades, lideradas por modelos renovados de miniveículos conhecidos como “ kei” – keijidosha.
Segundo números divulgados pela Associação de Comerciantes de Automóveis do Japão e pela Associação de Motos e Veículos Leves na sexta-feira (5), as vendas de carros novos atingiram a marca de cinco milhões pela primeira vez em dois anos.
As vendas da Nissan e Subaru diminuíram desde outubro após a descoberta de inspeções inapropriadas. Já as vendas da Toyota cresceram 3,9% para o ano todo enquanto as da Honda tiveram um aumento de 2,5%.
As vendas de keijidosha, aqueles com deslocamento de 660cc ou menor, aumentaram 6,8%, totalizando 1,84 milhão, se recuperando de uma queda após um aumento de imposto sobre tais veículos na primavera de 2015.
A Daihastu, subsidiária da Toyota, comercializou a maioria dos veículos kei pelo terceiro ano consecutivo, com crescimento de 3,9% nas vendas.
Do ano 2016, as vendas de veículos com motores maiores cresceu 4,5%, totalizando 3,39 milhões de unidades.
As vendas de carros novos no país poderão se manter firmes em 2018. Contudo, o incentivo fiscal para carros ecológicos, que sustentou as vendas, continuará diminuindo gradualmente até a primavera. Isso poderia criar um vento contrário para as fabricantes.
Discussões sobre impostos relacionados a automóveis poderão aquecer no final de 2018, enquanto o Japão se prepara para aumentar seu shohizei – imposto sobre consumo – em outubro de 2019.
A indústria está pedindo por impostos mais baixos para veículos a fim de compensar a carga elevada sobre compradores de automóveis.
Fonte: Asia Nikkei Imagem: Bank Image