Na reunião do Conselho Econômico e Fiscal realizada na terça-feira (20), o primeiro-ministro Shinzo Abe ordenou aos ministros que examinem de forma concreta as medidas para expansão da aceitação de mais trabalhadores estrangeiros.
Abe disse “as pequenas e médias empresas enfrentam um grave problema, o da falta de mão de obra. Há necessidade urgente de analisar um sistema de aceitação de técnicos e especialistas”. Ele analisa que mesmo contando com a inteligência artificial-IA e tecnologia o Japão não consegue suprir a alta demanda, por conta da diminuição da população.
Na revisão da lei de controle da imigração espera-se a inclusão de mais técnicos e especialistas, além dos 18 tipos de visto que incluem médicos e professores universitários, por exemplo.
Abe pretende incluir as medidas na estratégia de crescimento a ser apresentada em junho deste ano.
Por outro lado, o primeiro-ministro enfatizou que na expansão para aceitação dos trabalhadores estrangeiros não se inclui a política de imigração. Ele apresentou a ideia de implementação sob condições como limitar a permanência e não aprovar a vinda da família.
Fontes: Mainichi e JNN Foto: Pixabay