Publicidade
A Apple está preparando o lançamento de um trio de novos smartphones ainda neste ano: o maior iPhone já produzido, um aparelho atualizado com o mesmo tamanho do atual iPhone X e um modelo mais barato com algumas especificações e funcionalidades tradicionais.
Com a nova disposição de aparelhos, a Apple deseja apostar no número crescente de consumidores que quer os atributos de multifuncionalidade dos até então phablets – aparelhos com a combinação de tamanhos de tablets e smartphones – enquanto também preserva a expectativa daqueles que procuram por uma versão mais acessível do iPhone X, segundo pessoas familiarizada com os produtos.
A Apple, que já iniciou os testes de produção com fornecedores, espera anunciar os smartphones neste outono. Contudo, os planos ainda podem mudar, disseram envolvidos no projeto.
O iPhone X não vendeu como o esperado desde seu lançamento no ano passado. A Apple vendeu 77,3 milhões de iPhone no último trimestre de 2017, abaixo das projeções de analistas de 80,2 milhões de unidades. Alguns consumidores ficaram intimidados pelo preço de aproximadamente ¥128.000. Com esta nova lineup, a Apple procura reviver as vendas ao oferecer modelos diversificados.
Com uma tela de cerca de 6,5 polegadas, o novo grande aparelho da Apple será um dos maiores smartphones dos principais competidores do mercado. Enquanto o corpo do dispositivo seja equivalente ao do iPhone 8 Plus, a tela será aproximadamente uma polegada maior graças ao design ponta a ponta usado no iPhone X. A empresa parece indisposta ao utilizar o termo phablet, popularizado pela Samsung.
A tela grande foi desenvolvida especialmente para os usuários comerciais, permitindo-os escreverem emails e administrar planilhas na tela com um tamanho parecido com um tablet pequeno. Assim como o iPhone 8 Plus, o novo dispositivo deverá permitir o modo de tela dividida para certos aplicativos. Mesmo assim, o novo iPhone poderá sacrificar as vendas do iPad, que têm voltado a crescer recentemente.
O aparelho grande foi nomeado D33, segundo fontes e envolvidos e, até o momento, alguns protótipos incluem uma resolução de tela de 1242 x 2699px. Isso fará com que a tela seja tão fina quanto o iPhone X de 5,8 polegadas. A Apple planeja utilizar a tecnologia OLED, o mesmo tipo mais caro de tela utilizado no iPhone X convencional.
Como o iPhone X, o modelo grande incluirá o Face ID para destravar o aparelho e permitir pagamentos. A Apple também está preparando uma atualização do modelo de tamanho regular batizado internamente de D32. Ambos provavelmente irão utilizar a nova geração de processadores A12 e continuarão com bordas de metal inoxidável.
A Apple considera incluir a opção de cor dourada para os modelos D33 e D32. A empresa havia tentado desenvolver o modelo dourado do atual iPhone X, mas abandonou o projeto por problemas de produção.
A decisão da empresa em desenvolver conjuntamente um aparelho mais barato mostra que há o reconhecimento de que os modelos de entrada do iPhone 8 assemelham-se ao iPhone 6, introduzido em 2014. O novo modelo de baixo custo terá o mesmo design de ponta a ponta do iPhone X, assim como o Face ID no lugar do reconhecimento biométrico.
Para manter os preços baixos, este modelo também terá a tecnologia de tela LCD similar ao formato introduzido no iPhone 8. E também terá bordas de alumínio e vidro na traseira, não o metal inoxidável chamativo de iPhone X.
Esta não é a primeira vez que a maçã tentou vender aparelhos mais baratos. Em 2013, ela lançou o iPhone 5c, que tinha um corpo de policarbonato e disponível em várias cores. Os clientes rapidamente descobriram que investindo um pouco mais eles poderiam comprar o 5S, que tinha um corpo de alumínio, câmera com opção de slow-motion e biometria. A Apple descontinuou o 5c.
Ao invés disso, a Apple resolveu desenvolver um modelo mais barato com as mesmas funcionalidades do iPhone X.
Fonte: Bloomberg e CNET