O volume de drogas apreendidas no Japão, no ano passado, ultrapassou 1 tonelada. Apesar de ser 360 quilos a menos que em 2016, as estatísticas mostram que o montante é alto. Por dois anos consecutivos, desde 2002, o contrabando tem se intensificado no país.
Para evitar o contrabando, a Agência Nacional de Polícia está realizando a Conferência de Controle de Drogas na Ásia-Pacífico, na capital, desde terça-feira (6). Os convidados são representantes de 30 países como Estados Unidos e Tailândia, para o compartilhamento de informações sobre a questão que aflige os países.
O Japão apreendia cerca de 400Kg anuais, mas a partir de 2016, o volume subiu repentinamente. As maiores rotas são da China, México e países do oeste da África. Além disso, houve um aumento de mulas que escondem as drogas dentro de seus corpos.
O diretor da Agência Nacional de Polícia, Shunichi Kurio, disse na abertura “as organizações criminosas do tráfico que controlam a sociedade com o poder das trevas são um dos maiores danos à comunidade internacional”.
Fontes: Mainichi, Sankei e ANN Fotos: Sankei e ANN