Bicicletas elétricas estão desfrutando de demanda vigorosa enquanto elas s marcam o 25º aniversário neste ano desde o lançamento do primeiro modelo em 1993.
De acordo com dados do governo, as vendas de bicicletas elétricas no Japão em 2016 cresceram 15,3% ante o ano anterior, totalizando 589.529 unidades, quebrando a marca de 500 mil pela primeira vez. As vendas em 2017 podem atingir 700 mil unidades.
O mercado está crescendo enquanto a base de consumidores expande dos idosos às gerações jovens que criam filhos, e com a chegada de bicicletas elétricas esportivas. As bicicletas elétricas agora contam por cerca de 10% de todas as vendas relacionadas no Japão, com exceção daquelas para crianças e monociclos.
Visto que o primeiro modelo do mundo foi lançado pela Yamaha Motor Co., as bicicletas elétricas mostraram um grande negócio de evolução, incluindo preço e potência de bateria.
Agora, os clientes podem encontrar facilmente modelos que custam menos de 100 mil ienes, enquanto modelos antigos seriam vendidos tipicamente por cerca de 150 mil ienes.
A capacidade de bateria aumentou de forma significativa quando as de níquel metal hídrico começaram a ser usadas, seguidas pelas de íon-lítio.
Modelos ficaram mais leves e uma variedade mais ampla de designs está disponível.
O mercado doméstico, mais de 90% do qual é controlado juntamente pela Panasonic, Yamaha Motor e Bridgestone, enfrentarão competição neste ano com novas concorrentes, a Shimano e a alemã Bosch.
Fonte: Japan Times Imagem: Bank Image