Produzida no Japão, a androide tem sistema de fala mais avançado do mundo (YouTube/IBTimes- reprodução)
Erica, a famosa robô que tem características de um ser humano e parece “ter uma alma”, vai substituir um apresentador de notícias em abril, segundo reportagem do Daily Mail.
Publicidade
De acordo com seu criador, Hiroshi Ishiguro, a androide é calorosa e cuidadosa, e pode brevemente ter uma “consciência independente”.
Poucos detalhes foram revelados sobre o novo trabalho de Erica, no entanto, Ishiguro disse que ela usará inteligência artificial para ler as notícias preparadas pelos humanos.
“Vamos substituir um dos apresentadores pela androide”, disse Ishiguro, que é diretor do Laboratório de Robótica Inteligente na Universidade de Osaka. Ishiguro disse que vem tentando colocar sua criação no ar desde 2014.
Sua voz também poderá ser usada para conversar com passageiros em veículos autônomos, cita o Wall Street Journal.
Erica foi desenvolvida com dinheiro de um dos projetos de ciência mais financiados no Japão, o JST Erato.
Embora não seja capaz de movimentar seus braços, ela pode trabalhar de onde o som está vindo e sabe quem está fazendo uma pergunta. Usando 14 sensores infravermelhos e tecnologia de reconhecimento facial, Erica pode localizar pessoas em uma sala.
Em 2014, Ishiguro revelou robôs apresentadores de notícias ultrarrealísticos chamados Kodomoroid e Otonaroid em um museu de Tóquio.
Falando na época, a esperança de Ishiguro era de que eles fossem úteis para pesquisa sobre como as pessoas interagem com robôs.
Em 2015, a Microsoft criou o primeiro robô apresentador de TV, o Xiaoice, que apresentou o Morning News da China.
Usando profundas técnicas de aprendizado através de Smart Cloud e Big Data, Xiaoice analisou dados do clima enquanto fazia uma transmissão ao vivo.
O projeto foi feito em colaboração entre a Microsoft Applications & Services Group East Asia e a Shangai Media Group (SMG) TV News Centre.