O Ministério da Educação do Japão divulgou um esboço de revisadas diretrizes curriculares para escolas de ensino médio, incluindo a introdução da rekishi sogo – ou história geral – e kokyo – assuntos públicos – como novas disciplinas obrigatórias.
A rekishi sogo vai cobrir a história moderna e contemporânea do Japão e do resto do mundo. Já na kokyo, os estudantes vão aprender, dentre outros, assuntos relacionados à soberania popular após a redução da idade mínima para votar de 20 para 18 anos.
Os chamados programas de aprendizado ativos, desenvolvidos para nutrir a habilidade dos estudantes em identificar de forma independente problemas e soluções através de debate e apresentação, serão introduzidos em todas as matérias.
O ministério vai solicitar comentários públicos sobre o esboço até 15 de março e anunciar as diretrizes curriculares até 31 do mesmo mês. Elas serão introduzidas em estágios a partir do ano fiscal de 2022.
Revisões de diretrizes curriculares para escolas primárias e ginasiais já foram feitas, com as novas podendo ser implementadas integralmente a partir do ano fiscal de 2020 nas primárias e a partir de 2021 nas ginasiais.
Fonte: Jiji Imagem: Bank Image