No início da tarde desta terça-feira (27) o Japão lançou do Centro Espacial de Tanegashima, no sudoeste do país, um foguete H-2A transportando um satélite de propriedade do governo de coleta de informações.
O satélite de reconhecimento ótico será usado para propósitos como monitorar os desenvolvimentos de instalações de lançamento de mísseis norte-coreanos, aumentando para sete o número de satélites de coleta de informações.
A Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial e a Mitsubishi Heavy Industries Ltd lançaram o foguete H-2A F38 do centro de lançamento da JAXA, na província de Kagoshima.
O governo visa aumentar o número de satélites de reconhecimento em operação para 10, que consistem em tipos radar e ótico.
Os satélites de radar, que não são afetados pelas condições climáticas e podem ser vistos através das nuvens, são ideais para tirar fotos noturnas, enquanto os óticos capturam imagens do solo, igualmente ao olho humano.
O governo japonês não revela imagens capturadas por satélites de reconhecimento, com exceção para aquelas tiradas na ocorrência de um desastre natural.
Quando o governo libera dados sobre áreas atingidas por desastres, ele reduz a qualidade da foto para que ela não revele a capacidade de captura de imagem dos satélites.
Fonte: Kyodo Imagem: ANN