Pesquisadores no Japão disseram que desenvolveram uma técnica simples para detectar a doença de Alzheimer antes dos sintomas aparecerem.
O NCGG – Centro Nacional para Geriatria e Gerontologia e a empresa de equipamentos de precisão Shimazdu Corporation realizaram o projeto conjunto.
O Alzheimer é uma causa da demência. Sabe-se que uma substância chamada beta-amiloide começa a se acumular nos cérebros dos pacientes mais de 20 anos antes dos sintomas aparecerem. Contudo, isso exige testes caros para diagnosticar a doença em um estágio inicial.
De acordo com pesquisadores, a nova técnica tem base na descoberta de que a quantidade de beta-amiloide no sangue diminui quando a substância se desenvolve no cérebro.
Eles dizem que conseguiram detectar um desenvolvimento de beta-amiloide com uma taxa de aproximadamente 90% de precisão em um estudo clínico que envolveu cerca de 230 idosos no Japão e na Austrália.
Koichi Tanaka, que ganhou o Prêmio Nobel para Química há 16 anos, é membro do lado de Shimazdu do projeto.
Ele disse que continuará trabalhando para que a técnica que mede uma pequena quantidade de substâncias possa ser aplicada ao tratamento e exames de doenças.
Katsuhiko Yanagisawa, diretor do Instituto de Pesquisa do NCGG, disse que o novo método por enquanto será usado para propósitos de pesquisa. Contudo ele espera que o processo tenha um papel nos checkups de saúde no futuro.
Fonte: NHK Imagem: Bank Image