O número de cidadãos estrangeiros empregados no Japão atingiu um recorde pelo quinto ano consecutivo em 2017, enquanto a nação continua enfrentando uma escassez de mão de obra.
De acordo com o ministério do trabalho, o número aumentou 18% ante o ano anterior, totalizando 1.278.670 até o final de outubro passado.
O aumento mostrou, segundo o ministério, que as empresas estão cada vez mais contratando estagiários estrangeiros e outros de fora do Japão.
O número de trabalhadores estrangeiros chegou a 1,08 milhão no final de outubro de 2016, excedendo pela primeira vez a marca de 1 milhão desde 2008, quando as estatísticas começaram a ser disponibilizadas.
Por situação de visto, aqueles com vistos que não têm restrições sobre trabalho, como residentes permanentes, assim como indivíduos casados com japoneses, formaram a maior porção, totalizando 459.000 desde o final de outubro de 2017.
Ao passo que os portadores de vistos que não são de trabalho e que exigem permissão para tal, incluindo estudantes estrangeiros e de meio período, tenham contado por 297.000, 257.000 eram estagiários técnicos estrangeiros. Médicos, pesquisadores, executivos de empresas, dentre outros com qualificações avançadas totalizaram 238.000.
Em particular, o número de pessoas que recebeu permissão para trabalhar, assim como estagiários, aumentou em mais de 20% em cada categoria.
Fonte: Asahi Imagem: Bank Image