Surpreendentes produtos Made in Japan em alta no exterior

A exportação dos produtos Made in Japan vem crescendo nos últimos 5 anos e excedeu 800 bilhões de ienes pela primeira vez em apenas um segmento. Veja quais são eles.

Além desses produtos Made in Japan já famosos, veja outros que fazem sucesso no exterior

Novas oportunidades de negócios estão por trás dos produtos Made in Japan surpreendentes, os quais têm contribuído para elevação do volume de exportações. Pela primeira vez na história o Japão conseguiu obter mais de 800 bilhões de ienes, no fechamento de 2017, num único segmento.

Publicidade

Se pensa que saquê entra na lista, acertou. Mas não é só ele que atrai compradores no Planeta. O Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca há muitos outros além do saquê, pérolas e molusco bivalvia chamado de hotate. Eles continuam engrossando o volume de exportações mas mais nichos desse segmento chamam à atenção.

Um deles é das plantas em vasos. Especialmente nos países vizinhos como China e Vietnã, ter um jardim japonês parece ser símbolo de status. Por isso, famílias abastadas querem pinheiros japoneses e azaleias cultivados no Japão para plantar no jardim. Um dos exportados, inclusive os de 10 metros de altura, é o da espécie pinheiro de buda (Podocarpus macrophyllus), pela sua forma. Uma árvore com essa altura leva anos para ser cultivada e requer cuidados especiais, cheios de técnicas. Elas são altamente bem conceituadas pelos ricos que fazem questão de ter pelo menos um em seu jardim.

Símbolo de status dos ricos da Ásia, o jardim japonês precisa ter azaleias e pinheiros japoneses

Made in Japan: alimentos e produtos alimentícios

Se no Japão o número de nascimentos está em queda, caem também as vendas de leite em pó. Mas esse produto tem elevada demanda nos países vizinhos. Vietnã e Camboja são os maiores importadores, pela segurança que oferecem aos bebês.

Leite em pó para bebês Made in Japan é considerado seguro pelas mães estrangeiras, inclusive as que vêm a turismo

A exportação do pescado cavalinha (saba, em japonês) aumentou 22%. Os maiores compradores são os países do oeste da África, como a Nigéria, por exemplo, onde esse peixe é muito apreciado. Eles são enviados congelados.

Rico em ômega 3 o peixe cavalinha é apreciado pelos africanos

Arroz e produtos feitos de arroz Made in Japan

Um outro alimento que teve 18% de aumento é o arroz japonês. Restaurantes finos do mundo inteiro apreciam o arroz cultivado no Japão. Nos Estados Unidos, esse alimento é importado para fornecimento, não só nos restaurantes, como também nos supermercados. A previsão é de aumento da exportação nos próximos anos, por ser de boa qualidade e de preço competitivo no exterior.

Arroz Made in Japan requisitado na Europa e Estados Unidos

Dez anos atrás uma indústria da província de Akita começou a desenvolver produtos alimentícios à base de farinha de arroz, como pães, quando ainda quando não se falava tanto sobre o glúten. Amargou dias difíceis. No entanto, com essa onda de dieta, a indústria desenvolveu nova linha e acertou em cheio. Além de atender o mercado interno passou a exportar macarrões livres do glúten, feitos só com farinha de arroz. Desenvolveu os do tipo fusili, penne, entre outros, para atender à demanda dos países da Europa e também dos Estados Unidos.

Essa linha de macarrão sem glúten está à venda em uma rede de lojas de produtos brasileiros

Segundo informações do ministério, a próxima meta é atingir 1 trilhão de ienes em exportações nesse segmento. O Japão é um país que depende da importação de muitos alimentos. Por outro lado, os que produz internamente são de ótima qualidade. O que muitas pessoas podem pensar é que os produtos agrícolas produzidos no país deveriam ser fornecidos internamente, mais do que para as exportações. Para o ministério, atender a demanda doméstica é a principal prioridade. No entanto, há que se comemorar por haver demanda no exterior também.

Fonte: NHK
Fotos: NHK e Wikimedia

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Burger King com superpromoção

Publicado em 27 de fevereiro de 2018, em Sociedade

Por período limitado, até 11 de março, a rede Burger King está oferecendo combos de 990 ienes por apenas 640 ienes. Veja como fazer.

Além do combo de sanduíche quatro queijos (esq. acima) há outros 8 em promoção (divulgação)

A rede de sanduíches Burger King está com uma promoção especial até 11 de março. São produtos com descontos atrativos. O combo quattro cheese Whopper, de sanduíche quatro queijos, mais batatas fritas e bebida, com preço normal de 990 sai por 660 ienes.  

Publicidade

O Whopper combinado com o refrigerante está com preço de 570 ienes quando o normal é de 680.

Além desses, o sanduíche double bacon cheese, sai por 390 ienes, com desconto de 120.

No total são 9 produtos em promoção. Para obter o seu desconto é preciso baixar o PDF e imprimir, se estiver navegando no computador. Para isso, clique aqui. Ou, se estiver usando o tablet ou o smartphone, baixe o app:

Com o app instalado, busque por Coupons e mostre no caixa.

Cada cupom de cada produto dá direito a fazer 3 pedidos. Pode ser que tenha lojas que não estão em campanha e no horário do café da manhã não é possível fazer pedidos dos produtos em promoção.

Fontes e fotos: divulgação

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!