Na quarta-feira (28), agências dos Correios no Japão começaram a coletar do público telefones celulares usados, como parte de uma iniciativa para reciclar seus componentes e utilizá-los na fabricação de medalhas para as Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio em 2020.
Caixas de coleta foram instaladas em cerca de três mil agências dos Correios no Japão, enquanto o projeto administrado pelo Ministério do Meio Ambiente e pelo comitê olímpico ainda precisa reunir a quantidade necessária.
Oito toneladas de metais são necessárias para produzir aproximadamente cinco mil medalhas olímpicas, de acordo com os organizadores.
Aparelhos eletrônicos estão cheios de partes que contêm ouro, prata e metais raros, e o lixo criado por eles é geralmente chamado de “mina urbana”.
Eles vêm coletando telefones celulares usados e outros aparelhos digitais desde o ano passado ao disponibilizar caixas em lojas de telefonia móvel e prédios de governos municipais em todo o Japão.
Um evento promocional foi realizado em uma agência central dos Correio em Marunouchi (Tóquio) na manhã de quarta-feira durante a qual Masami Tanaka, nadadora medalha de bronze nas Olimpíadas de Sidney em 2000, pediu ao público que apoiasse a iniciativa de reciclagem.
Fonte: Mainichi Imagem: Bank Image, Mainichi