Distribuiu 800 cartões de prevenção para os estrangeiros residentes em Soja, Okayama, produzidos pela divisão internacional da cidade.
Shun Tan, líder dos estrangeiros de Soja na prevenção de desastres (Asahi)
Shun Tan, 44 anos, paulistano, no Japão desde 1996, serve na prefeitura de Soja (Okayama) desde 2009. Sua atividade de destaque, desta vez, foi de líder dos estrangeiros na prevenção de desastres.
Publicidade
Segundo o jornal Asahi, onde foi publicada matéria, ele se aplicou para ser o líder dos estrangeiros na prevenção de desastres, em 2013, quando a cidade recrutava um.
O motivo de se criar uma rede como essa foi o Grande Terremoto ao Leste do Japão, em 2011, quando vários estrangeiros também foram vítimas. Nessa ocasião, com o choque, nem perceberam o vencimento do visto, do passaporte e de outros documentos.
Por isso, foram elaborados 800 cartões para distribuição entre os estrangeiros. Servirão como identificação de que precisa de socorro. Foram confeccionados em 5 idiomas, como português, inglês ou chinês.
Na ocasião de um terremoto, por exemplo, ao mostrar o cartão alguém poderá ajudá-lo a ser encaminhado para o abrigo ou para fazer contato com seus familiares no país de origem.
“Quero me tornar uma ponte entre o governo e os residentes estrangeiros”, disse Tan para o jornalista que o entrevistou.
Fonte e foto: Asahi