Em uma era quando quase todo mundo tem um smartphone, não é somente os idosos que sofrem com a visão desfocada. Jovens que ficam com os olhos grudados nas telas de seus aparelhos também estão com o mesmo problema. Homens de negócios, para os quais os dispositivos eletrônicos são essenciais, também estão sentindo a tensão.
O mercado é propício, em outras palavras, para colírios caros que proporcionam alívio aos olhos “envelhecidos” induzidos por smartphones.
A Tomod’s, uma rede de farmácias popular na área de Tóquio, notou uma mudança nos hábitos de compras. Até recentemente, usuários de lentes de contato e aqueles que sofrem de polinose (kafunsho) eram os maiores compradores de colírios. Contudo, hoje em dia, mais pessoas que trabalham em escritórios na faixa etária de 30 a 50 anos estão comprando colírios caros.
“A quantidade de produtos com preço de aproximadamente 1.500 ienes ($14) aumentou ao longo dos últimos anos”, disse o gerente da Tomod’s.
Uma marca de colírios caros, a V Rohto Premium, contém 12 ingredientes ativos. De acordo com a empresa, um dos ingredientes melhora o foco dos olhos que ficam fixos por muito tempo nas telas.
O V Rohto Premium, juntamente com a Sante Medical 12, ambos dos quais foram lançados em 2016 e custam cerca de 1.500 ienes, são os mais vendidos na loja em Tóquio.
O fabricante Lion também lançou um produto chamado Smile Medical A para aqueles que sofrem da tensão do olho digital. O preço sugerido é de 1.400 ienes, sem imposto.
As crianças também são vulneráveis. De acordo com uma pesquisa realizada pela Johnson & Johnson com 225 enfermeiras que trabalham em escolas de todos os níveis de ensino entre julho e agosto de 2017, 49% disseram que o número de estudantes com visão “envelhecida” por causa dos smartphones estava em alta.
Fabricantes de colírios também estão aumentando suas linhas para a população idosa. O Sante Medical Active e o V Rohto Active Premium estão entre os produtos destinados a tratar a fadiga da visão relacionada à idade e visão desfocada. O preço desses produtos é de cerca de 1.600 ienes.
Fonte: Nikkei Imagens: Bank Image, Amazon Takaski