Empresas do grupo Japan Railways (JR) estão a todo vapor com a introdução de Wi-Fi gratuito em seus trens-bala para atender a demanda de visitantes estrangeiros antes dos Jogos Olímpicos de 2020 em Tóquio.
As empresas estão preparadas para melhorar sua gama de serviços, como o Wi-Fi, em uma tentativa de alcançar outros tipos de transporte e porque muitos visitantes do exterior usam as linhas de shinkansen quando estão no Japão.
Em maio, a East Japan Railway (JR East) lançará um serviço de Wi-Fi gratuito em suas linhas Tohoku, Hokuriku e Akita shinkansen, um pouco antes de sua meta original que era no verão deste ano.
Similarmente, a Central Japan Railway está planejando introduzir Wi-Fi gratuito em seus trens na linha Tokaido shinkansen no verão de 2018. A West Railway, a Kyushu Railway e a Hokkaido Railway têm a intenção de implementar o mesmo serviço a partir de abril.
Além disso, há planos de introduzir Wi-Fi gratuito em trens expressos que operam linhas convencionais usadas por um grande número de estrangeiros.
Wi-Fi gratuito no metrô, ônibus e avião
Em áreas urbanas, empresas como a Toei Subway, operada pelo Governo Metropolitano de Tóquio e pela Tokyo Metro já começaram a oferecer Wi-Fi gratuito dentro de seus trens em algumas de suas linhas.
Enquanto isso, a Toei Bus já começou a oferecer Wi-Fi gratuito em todos os seus veículos e empresas de ônibus limusine estão fazendo o mesmo aos poucos.
Empresas aéreas também estão envolvidas, com a Japan Airlines estreando um serviço de Wi-Fi gratuito em seus voos domésticos em junho de 2017 e a All Nippon Airways prestes a fazer o mesmo em abril deste ano.
O governo estabeleceu uma meta de aumentar o número de visitantes estrangeiros no Japão para 40 milhões até 2020. Para atingir essa meta, a JR disse “Queremos ajudar a tornar a experiência de viagem dos visitantes estrangeiros mais confortável”.
Fonte: Mainichi Imagem: Bank Image