Uma grande erupção vulcânica foi observada nesta terça-feira (6) no Monte Shinmoe – Shinmoedake – localizado em Kyushu, sudoeste do Japão, após pequenas erupções menores terem sido detectadas no início do mês, informou a AMJ- Agência Meteorológica do Japão.
Essa foi a primeira vez em cerca de sete anos que uma explosão dessa intensidade ocorreu no vulcão de 1.421 metros de altura situado entre as províncias de Kagoshima e Miyazaki, de acordo com a AMJ. Não houve relatos de pessoas feridas, segundo autoridades locais.
Desde o dia 1º, a AMJ vinha proibindo o acesso à montanha dentro de três quilômetros da cratera, enquanto expandia a área que poderia ser possivelmente afetada pelas erupções.
A última erupção foi detectada por volta das 14h30. A fumaça vulcânica atingiu uma altura de 2.300 metros acima da cratera, segundo a AMJ.
Antes dos recentes eventos, o vulcão entrou em erupção em janeiro de 2011 e em outubro passado. Uma série de erupções foram observadas entre janeiro e março no ano de 2011.
Fonte: Mainichi Imagem: ANN