O Teste de Proficiência da Língua Japonesa-JLPT é reconhecido internacionalmente para medir e certificar a proficiência do idioma para as pessoas cuja língua pátria não é nipônica.
É realizado em conjunto entre a Fundação Japão e Japan Educational Exchanges and Services, desde 1984. Começou com aplicação em 15 países, fora o Japão, e atualmente se realiza em 62 ao redor do mundo, incluindo o Brasil. No Japão é realizado nas 47 províncias.
Ele é dividido em 5 níveis, começando pelo quinto até o primeiro. Obter as certificações dos níveis aumentam chances de emprego e até de obtenção do visto. Estrangeiros com total de 70 pontos ou mais recebem tratamento preferencial no Departamento de Imigração. Assim como a nova lei que permitirá o visto de permanência do nikkei de quarta geração – yonsei – um dos pré-requisitos é ter conhecimento equivalente ao nível 4.
Profissionais da área da saúde que queiram vir trabalhar no Japão também terão como requisito o nível 1 do teste.
Diante disso, o JLPT é cada vez mais importante para os estrangeiros que residem no país ou queiram vir.
Índice de obtenção dos certificados
O número de candidatos aos 5 níveis do teste cresce a cada ano. Em julho do ano passado foram 152.267 candidatos no Japão e 466.407 no exterior, totalizando 466.407. Dos quase 500 mil a média geral de obtenção dos respectivos certificados foi de 40%. Por algum motivo, o índice é maior entre os candidatos do exterior, com média de 43%.
No nível de conhecimento básico, o 5, o índice é maior, de 54%. Vai diminuindo de acordo com a escala de dificuldade. O nível 1 tem aprovação de 34%.
Inscrição para o teste de proficiência
As provas são realizadas 2 vezes por ano. Em 2018 serão em 1.º de julho e 2 de dezembro, ambas as datas no domingo. Os horários dependem do nível inscrito.
A inscrição, tanto online quanto por correio, já está aberta, e ambas encerram em 25 de abril.
Para quem ainda não tem dados para login, toque aqui para abrir a página onde fará a inscrição online, selecionando 個人 (pessoa física) para começar. Depois, deverá efetuar o pagamento com cartão de crédito, em loja de conveniência ou através de agência bancária.
Durante o processo de inscrição deverá selecionar um dos locais do teste, mais próximo de sua residência. Caso more no exterior, toque aqui para ser direcionado para o link com os países e contatos.
A inscrição para o teste custa 5,5 mil ienes no Japão.
Como estudar para o JLPT
Cada nível tem uma quantidade de palavras do vocabulário e de kanjis que deve dominar.
- Nível 5: 800 palavras e 100 kanjis, precisa estudar de 250 a 400 horas
- Nível 4: 1,5 mil palavras e 300 kanjis, precisa estudar mais de 400 horas
- Nível 3: cerca de 3,75 mil palavras e 650 kanjis, com mais de 700 horas de estudo
- Nível 2: cerca de 6 mil palavras e mil kanjis, com mais de 1.200 horas de estudo
- Nível 1: mais de 10 mil palavras e 2 mil kanjis, com mais de 1.700 horas de estudo
Para quem não frequenta uma escola, nas livrarias há livros, divididos por níveis, da Fundação Japão, que podem ser ótimos guias de estudos. O preço é a partir de 700 ienes. Podem ser adquiridos online também, toque aqui.
Para informações em inglês, toque aqui. Em japonês, com furigana, toque aqui.
Fonte: divulgação Fotos: divulgação e Wikimedia