Japão explora a possibilidade de reunião de Shinzo Abe com Kim Jong-un

A administração de Abe antecipa que há uma nova chance de progredir na resolução sobre o rapto de cidadãos japoneses entre 1970 e 1980

Publicidade

O Japão planeja explorar a possibilidade de uma reunião entre o primeiro-ministro Shinzo Abe e o líder norte-coreano Kim Jong-un, enquanto considera adotar uma nova maneira de lidar com o Norte, informaram fontes do governo na terça-feira (13).

A decisão ocorre após Abe e outros oficiais terem sido informados por Suh Hoon, um dos enviados sul-coreanos que falou com Kim em discussões inovadoras em Pyongyang na semana passada.

Enquanto a administração de Abe vem há muito tempo defendendo uma posição cautelosa em relação à realização de um diálogo com a Coreia do Norte, agora ela antecipa que há uma nova chance de progredir na resolução sobre o rapto de cidadãos japoneses entre os anos de 1970 e 1980, disseram as fontes.

Cidadãos japoneses raptados por agentes norte-coreanos

Oficialmente, o Japão lista 17 de seus cidadãos como raptados por agentes norte-coreanos e suspeita do envolvimento da Coreia do Norte em outros desaparecimentos de seus cidadãos.

Dos 17, cinco foram repatriados em 2002 após as primeiras conversas de Koizumi com Kim Jong-il na Coreia do Norte. Pyongyang afirma que oito dos raptados morreram e outros quatro nunca entraram no país.

A última vez que líderes do Japão e Coreia do Norte ficaram frente a frente foi em 2004, quando o primeiro-ministro Juinchiro Koizumi se encontrou em Pyongyang com Kim Jong-il, pai de Kim Jong-un.

Expectativas de reunião entre Tóquio e Pyongyang

Um oficial de alto escalão do governo também demonstrou expectativas para uma reunião entre Tóquio e Pyongyang.

“As questões sobre programa nuclear e de míssil (da Coreia do Norte) serão discutidas em uma reunião entre os EUA e a Coreia do Norte. O Japão e a Coreia do Norte podem discutir (em um encontro) a questão dos raptos e a normalização dos laços bilaterais”, disse o oficial aos repórteres.

O presidente sul-coreano Moon Jae e o presidente dos EUA Donald Trump já decidiram realizar reuniões de cúpula com Kim nos próximos meses como resultando das conversas com Pyongyang.

“Se realizarmos uma reunião com a Coreia do Norte, teremos que observar as ações tanto dos EUA como da Coreia do Sul, e buscar um tempo efetivo”, disse uma fonte do governo.

Fonte: Japan Today, Kyodo
Imagem: Bank Image

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Sacerdote é preso por instalar câmera no toalete

Publicado em 14 de março de 2018, em Crime

Um sacerdote de Aichi foi preso sob suspeita de fotografar mulher que usou o toalete de um estabelecimento comercial.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!