O líder norte-coreano Kim Jong-un fez uma viagem surpresa a Pequim, confirmou a mídia estatal chinesa na quarta-feira (28).
Imagens transmitidas na rede de televisão estatal CCTV mostraram Kim e sua esposa, Ri Sol-ju, se encontrando com oficiais durante a viagem que ocorreu de 25 a 28 de março.
A viagem é a primeira de Kim ao exterior desde o dia que ele se tornou o líder supremo de seu país, após a morte de seu pai Kim Jong-il em 2011. Tradicionalmente, a China é uma aliada e grande parceira econômica para a Coreia do Norte.
O jovem líder norte-coreano conversou com o presidente chinês Xi Jinping e vários de seus deputados, de acordo com a agência de notícias Xinhua.
A mídia estatal citou Kim dizendo que ele está empenhado na desnuclearização da península coreana.
“A questão da desnuclearização da península coreana pode ser resolvida, se a Coreia do Sul e os EUA responderem aos nossos esforços com boa vontade, criar uma atmosfera de paz e estabilidade enquanto realiza medidas progressivas e sincronizadas para a realização da paz”, disse Kim.
Xi e sua esposa, Peng Liyuan, também organizaram um banquete para seus convidados.
“Nesta primavera cheia de felicidade e esperanças, acredito que minha primeira reunião com o secretário-geral Xi Jinping renderá frutos abundantes da amizade entre a DPRK e a China, e facilitará a paz e estabilidade na península coreana”, disse Kim.
O que surgiu primeiro foram rumores de uma potencial visita a Pequim de um representante norte-coreano de alto escalão na noite de segunda-feira (26) em Pequim, quando imagens do que pareceu ser o trem transportando a família de Kim foram divulgadas online.
Fonte: CNN Imagens: NHK, ANN