
No álbum da cantora Lisa Ono, a maior divulgadora da bossa nova fora do Brasil (Iza)
Nascida em São Paulo, criada em Tóquio, em um ambiente musical, Lisa Ono é cantora, compositora e violonista brasileira que estreou profissionalmente no Japão. Aos 55 anos e com uma bela carreira musical, a voz e violão da bossa nova, lança um álbum especial em comemoração dos 30 anos de estreia profissional.
O álbum intitulado 旅 そしてふるさと (lê-se Tabi, soshite furusato) será colocado no mercado em 28 deste mês. As 14 músicas, todas japonesas, foram escolhidas a dedo, como o sucesso いい日旅立ち (lê-se Ii hi tabidachi), da cantora Momoe Yamaguchi, famosa na década de 70.
Outra que entrou na lista é Melody do cantor e compositor Koji Tamaki. Todas as músicas têm como tema viagem.
Lisa, de Tóquio para o mundo
Lisa começou a cantar e tocar desde criança e logo se apaixonou pela bossa nova. Seu pai era dono do Saci Pererê, um restaurante de comida brasileira, com música ao vivo. Lá foi o seu começo.
Estreou com o disco Nanã, em 1988, e logo caiu no gosto do público japonês. Com sua voz suave, natural, transparente e seu violão, foi a responsável pela propagação desse estilo brasileiro no Japão.
Em 1991 ela ganhou o Disco de Ouro com esse álbum, na categoria jazz. Em 2013 recebeu a medalha da Ordem do Rio Branco, condecorada por sua contribuição como pioneira da bossa nova no exterior.
Lisa Ono tem tido agendas cheias de compromissos para shows nos Estados Unidos, nos diversos países da Ásia e também no Brasil.
Em abril fará um show em Nagoia (Aichi) e depois segue para a Austrália, onde se apresenta pela primeira vez. Certamente irá conquistar o público lá também.
Se ainda não conhece Lisa Ono, assista ao vídeo de um show realizado em Java, Indonésia, no Festival de Jazz 2015.
Fonte e foto: Iza