O Ministério da Infraestrutura do Japão está estudando um sistema que permitirá às pessoas descartarem fraldas descartáveis usadas na rede de esgoto.
O estudo visa ajudar pais e cuidadores de idosos a solucionar o problema de manter fraldas sujas até o dia designado para coleta de lixo.
Oficiais do ministério disseram que uma possível maneira seria desenvolver um tipo especial de eliminação de lixo que tritura as fraldas para que elas possam passar através dos canos de esgoto.
Durante uma reunião de um painel especialista realizada na terça-feira (13), o ministério discutiu sobre materiais de fraldas e métodos de trituração desejáveis.
O ministério apresentou planos para desenvolver um protótipo de aparelho de eliminação e instalar máquinas maiores em instalações de cuidados de idosos e condôminos para eliminação de grandes quantidades de fraldas.
Testes de demonstração com protótipos de máquinas serão iniciados pelo ministério durante o ano fiscal de 2018.
Especialistas estudarão detalhes como prevenir o entupimento de esgotos e cobertura de custos relacionados. Uma decisão será tomada até o ano fiscal de 2021.
Segundo o professor Hiroaki Morita da Universidade Nihon, líder do painel, em razão do envelhecimento populacional, a tarefa de eliminar fralda aumenta. Ele disse que o desafio é grande e que o painel endereçará os problemas um a um.
Fonte: NHK Imagem: Bank Image