O presidente Donald Trump demitiu o secretário de Estado Rex Tillerson e anunciou no Twiitter na terça-feira (13) que irá substituí-lo pelo diretor da CIA- Agência Central de Inteligência Mike Pompeo.
Trump e Tillerson estariam em discordância sobre como lidar com os programas nucleares e de mísseis da Coreia do Norte e um acordo nuclear com o Irã.
Pompeo informava Trump regularmente sobre questões de inteligência e dizem que isso ganhou a confiança do presidente.
Em uma declaração feita através de um porta-voz da Casa Branca, confiante, Trump disse que Pompeo é a “pessoa certa para o trabalho neste momento crucial”.
Ele também disse que Pompeo “continuará nosso programa de restaurar a posição da América no mundo, fortalecendo nossas alianças, confrontando nossos adversários e buscando a desnuclearização da península coreana”.
Pompeo disse em uma declaração que ele “está ansioso para guiar a mais fina corporação diplomática em formular e executar a política estrangeira do presidente”.
Como diretor da CIA, Mike Pompeo, de 54 anos, trabalhou na coleta de informações sobre o desenvolvimento nuclear e de mísseis da Coreia do Norte.
O oficial do exército aposentado era um membro republicano da Câmara dos Deputados antes de assumir o posto principal da CIA.
Tillerson foi secretário de Estado por 13 meses. Esse é o mandato mais curto em 120 anos para um líder do departamento do Estado dos EUA.
Fonte e imagem: NHK