Aichi quer contratar estrangeiros para trabalho na agricultura

Foi realizada a primeira reunião entre governo e empreiteiras para a introdução de trabalhadores estrangeiros na agricultura na província de Aichi.

Trabalhadores estrangeiros poderão trabalhar na agricultura em Aichi, no futuro próximo (PxHere)

Depois de ter sido considerada zona especial de estratégia nacional, a província de Aichi quer implementar o programa e empregar mão de obra estrangeira na lavoura. Para evitar problemas relativos às condições de trabalho foi realizada na quinta-feira (26) a primeira reunião entre governo e empreiteiros, para amplo debate, em Nagoia.

Publicidade

Representantes do gabinete ministerial e do governo da província de Aichi ouviram os empreiteiros que poderão apresentar mão de obra estrangeira para os agricultores.

“Os agricultores da província estão envelhecendo e há muitos locais enfrentando o problema da falta de trabalhadores. Espero que possamos contribuir para o desenvolvimento agrícola da província”, disse o governador, referindo-se ao fato de empregar estrangeiros.

Na primeira reunião concluiu-se que será necessário criar um local para consultas por parte dos empregados estrangeiros e verificar se a lavoura atende aos requisitos ambientais trabalhistas. Além disso, quando houver necessidade será preciso ir até o local para levantamento de campo.

Além do conhecimento e habilidades requeridas na lavoura, o estrangeiro a ser contratado precisa ter conhecimento do idioma. Portanto, o grupo acredita que o início das contratações ainda pode demorar.

Primeira reunião entre governo e empreiteiros de Aichi, realizada em Nagoia (Nagoya TV)

Fontes: Nagoya TV e Tokai TV
Fotos: Nagoya TV e PxHere

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Ato heróico da brasileira gera homenagem do Corpo de Bombeiros

Publicado em 27 de abril de 2018, em Comunidade

Ato heróico da brasileira no resgate da idosa japonesa do incêndio e sua contribuição para que ele não se tornasse de grande proporção, rende homenagem dos bombeiros.

A brasileira Rossana na cerimônia de agradecimento do Corpo de Bombeiros, recebendo o diploma (cedida)

Na quarta-feira (25) uma brasileira foi homenageada pelo Corpo de Bombeiros de Tóquio. Recebeu um diploma de gratidão pelo seu ato heróico. Resgatou uma idosa japonesa do incêndio e evitou que ele ganhasse grande proporção.

Publicidade

A homenageada foi Rossana Santos Harandi, há 19 anos no arquipélago, desde 1999, residente de um prédio em Nakano-ku, em Tóquio.

Um dos seus 5 sentidos – olfato – foi o começo de tudo. Ela sentiu forte cheiro de queimado, no dia 20, sexta-feira, por volta das 10h30. Nesse dia a região estava com um apagão. A residente do apartamento ao lado é uma idosa na faixa dos 80 anos, dona do prédio. Rossana bateu à sua porta, pois a campainha não funcionava.

“Ela apareceu toda molhada e fragilizada com um balde na mão, porque o chuveirinho funcionou com o incêndio. O local já estava todo cheio de fumaça. Vi que o incêndio começou no teto da cozinha”, relata.

“A senhorinha não queria deixar o local. Então, peguei um vaso de plantas, imobilizei a porta, deixei aberta pois estava tomado de fumaça e nesse meio tempo, liguei para o Corpo de Bombeiros. Como a linha estava ocupada, acionei a polícia pelo 110. Em poucos minutos os bombeiros chegaram”, relembra Rossana.

Enquanto isso, ela desceu uns lances de escada para chamar pela vizinha da frente, que por sorte tinha saído da casa para verificar o apagão. “Kaji desu”, disse Rossana, o que significa incêndio. Também bateu nas portas dos vizinhos do prédio para avisá-los sobre o fogo.

“Apesar da resistência consegui retirar a senhorinha do apartamento dela e os bombeiros chegaram”, conta.

Ação rápida

Rossana relembra que foi tudo muito rápido, no intervalo entre perceber o cheiro e a chegada dos bombeiros. “Eles contiveram o fogo logo, por isso, nem chegou a queimar o apartamento onde moro. Só danificou o da dona do prédio”, diz a brasileira.

Depois disso, a vizinha e ela passaram o dia todo explicando para os peritos da polícia, dos bombeiros e para a companhia de seguros. “Tudo indica que foi um problema elétrico, não sei se tem algo a ver com o apagão”, explica.

A companhia seguradora oferece hotel para quem perde a moradia. Nesse incêndio, somente a dona do prédio e sua filha usaram o serviço. “O prédio ficou com cheiro de queimado, mas não precisei sair de lá com minha família. O meu marido estava trabalhando e o nosso filho estava na escola primária”, conta.

Ato heróico rende gratidão

“A filha da senhorinha ficou muito grata. Me senti bem por ter contribuído para a sociedade, representando a comunidade brasileira”, explica.  

Já no dia seguinte Rossana recebeu um telefonema com palavras de agradecimento do Corpo de Bombeiros. Também foi informada que ela e a vizinha Inoue, professora de japonês para estrangeiros, receberiam o diploma de agradecimento – kanshajo (感謝状) – no dia 25, quarta-feira.

Rossana acrescentou os dias 20 e 25 de abril como mais duas datas históricas na sua vida (cedida)

E assim, quarta-feira foi um dia inusitado para a brasileira. Com a formalidade requerida para essa ocasião, ela recebeu o diploma por sua atitude diante do incêndio, salvando a vizinha de se tornar vítima fatal e evitou que se alastrasse pelo prédio.

“Apesar de serem educados, os vizinhos estão me vendo com outros olhos. Depois disso, sorriem com a alma”, contou Rossana que deixou marido e filho orgulhosos dela.

É muito bom a gente se sentir bem quando se faz algo pelo próximo. Não esperava por nada em troca”, relata.

O ato de servir está em Rossana. Acabou de concluir o curso de kaigo, cuidado com idosos ou pacientes do hospital, e pretende trabalhar na área.

Fotos: cedidas

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!