A primeira dica da polícia para a moradia segura é incluir os cuidados de proteção da casa no feriado prolongado, independente de viajar ou não. Afinal, os mal intencionados podem pensar que os moradores foram viajar.
Segundo divulgação da Polícia da Província de Aichi, em 20 de dezembro o número de intrusões nas moradias de pessoas em viagem foi o maior do Japão. E tem mais, no final do ano passado para o começo de 2019 o número de assaltos dobrou. Por isso, no feriado de 2019-2020 a recomendação é de se prevenir.
Por isso, no período de feriados prolongados, a polícia recomenda tomar cuidado com os assaltos e furtos, independente dos moradores da casa estarem lá ou não. As estatísticas apontam que 70% dos casos de intrusão foram na ausência dos residentes, mas 30% enquanto os moradores dormiam.
Os levantamentos apuraram as formas de intrusão e até de descuido por parte dos moradores. No ano passado foram constatados que 45% dos criminosos quebraram o vidro da porta ou janela, 9% desbloquearam a chave e 33% entraram pela janela destravada.
Moradia segura: dicas
- Trancar e/ou bloquear as janelas e portas, usando travas de segurança
- Colocar mais uma fechadura na porta principal
- Substituir os vidros das janelas pelos temperados, mais resistentes
- Colocar pedregulhos em volta da casa. Assim, se o intruso caminhar vai fazer barulho
- Instalar sensores para acender a luz à noite e que dispare campainha de segurança
- Fechar as corrediças (雨戸, lê-se amado, ou シャッター, lê-se shattaa, do inglês shutter) das janelas, protetoras da chuva e vento
Se tem bom relacionamento com a vizinhança pode avisar que vai viajar e que se perceber algo estranho pedir para avisar a polícia. Convém deixar um número de telefone para contato.
Não é porque mora em apartamento que é seguro
Quem mora em apartamento, principalmente em andares mais altos pensa que está seguro. As intrusões ocorrem também no quinto ou andares superiores. Por isso, é melhor se prevenir. Segundo a Secom, empresa de segurança, há 5 pontos em comum dos casos de furto e roubo.
- Prédios que ficam no raio de cerca de 500m da estação de trem/metrô
- Prédio de até 4 andares
- Não tem a presença do zelador
- É relativamente novo
- Não é um condomínio grande
Não é porque mora em um arranha-céu que está protegido. São inúmeros casos de “homens-aranha” que invadem apartamentos através da varanda. Por isso, trancar sempre portas e janelas é de extrema importância.
Outro detalhe é a porta eletrônica com senha. Isso também não garante segurança, já que esses criminosos usam técnicas sofisticadas para desbloquear chaves, mesmo as mais complicadas.
A Polícia da Província de Aichi informa que se encontra em vigilância, mas o próprio residente pode tomar essas medidas para evitar de ser assaltado durante o passeio ou viagem. Se perceber ocorrência na vizinhança ou na sua moradia chame pelo 110.
Fontes e imagens: ANN, Chunichi, Polícia de Aichi e Secom