Os casos de sarampo continuam aumentando em Okinawa, um destino turístico popular, com registro de 65 pacientes ao longo de um período de 1 mês até a quinta-feira (19), informou o governo da província.
Com o feriado de Golden Week se iniciando no final deste mês, houve mais de 170 cancelamentos de quartos de hotéis, inclusive por parte de turistas do exterior.
O recente aumento nos casos de sarampo ocorreu após um homem de Taiwan, de aproximadamente 30 anos de idade, ter sido diagnosticado com a doenças em 20 de março na ilha.
O governo da província alerta em seu site que aqueles com planos de visitar Okinawa devem verificar se foram vacinados. “É difícil dizer com firmeza venham a (Okinawa)”, disse uma fonte do governo.
Em 2015, a OMS- Organização Mundial da Saúde declarou o Japão livre do sarampo enquanto infecções envolvendo o vírus não foram confirmadas por três anos, embora tenha havido casos de sarampo “importados”.
Enquanto operadores de hotel estão realizando medidas preventivas, como encorajar os funcionários a se vacinarem, desafios permanecem visto que a doença é altamente contagiosa.
O sarampo se espalha através de contato com a secreção nasal ou saliva da pessoa infectada, com sintomas que incluem febre e erupção cutânea.
Fonte: Japan Today, Kyodo Imagem: NHK