Antes da amplamente antecipada reunião entre o presidente Donald Trump e o líder norte-coreano Kim Jong-un, o diretor da CIA Mike Pompeo se encontrou com o ditador no início deste mês, divulgou o Washington Post.
O encontro presencial com Pompeo, que foi recentemente nomeado o novo secretário de estado, e Kim ocorreu na Coreia do Norte no final de semana de Páscoa e marca a reunião de mais alto nível entre os dois países desde 2000, informou o Washington Post.
Subsequentemente, a Reuters divulgou que um oficial sênior dos EUA havia confirmado o encontro de Pompeo e Kim.
O propósito da viagem confidencial de Pompeo foi criar base para as futuras discussões entre Trump e Kim, divulgou o Post, citando fontes não identificadas.
Ao falar na terça-feira (17), Trump disse que seu país realizou conversas diretas com o regime recluso “a níveis extremamente altos”, uma potencial referência à visita de Pompeo. O presidente salientou que, enquanto ele esperava que a reunião com Kim poderia ocorrer, ele também disse que poderia não ser concretizada.
A Casa Branca não respondeu imediatamente ao pedido da CNBC para comentários.
Detalhes concretos sobre as negociações de alto risco sobre o programa de armas nucleares da Coreia do Norte, previstas para maio ou junho, continuam ocultos.
Fonte: CNBC Imagem: NHK