Publicidade
O mais importante para a prevenir acidentes de trânsito é a consciência e a prevenção. Começou nesta sexta-feira (6), em todo o país, a campanha da primavera para a prevenção de acidentes de trânsito. A campanha prossegue até 15, sendo que 10 é o dia Zero de Acidentes, também desejo do governo do Japão.
No entanto, não é bem assim. No ano passado 3.694 pessoas perderam vidas em acidentes de trânsito. Apesar da queda de 210 em relação ao ano anterior e do menor registro em 68 anos, o governo quer zero de vítimas em 2018.
Segundo análise da Agência Nacional de Polícia, 55% das mortes foram de pessoas da terceira idade, acima dos 65 anos. Tem sido uma das preocupações do país.
Crianças também são alvo de proteção para evitar o número de vítimas fatais, seja dentro do carro ou por estar de bicicleta. Foram 416 vítimas fatais por acidentes desse veículo de duas rodas.
A província de Aichi teve o pior desempenho pelo 15.º ano consecutivo, como a província com o maior número de acidentes do país. Por isso, a intensificação da campanha a partir desta sexta-feira foi tema de pronunciamento do governador.
4 pontos de ênfase na prevenção
O Gabinete estabeleceu 4 pontos de ênfase nesse período. É uma ótima oportunidade para rever e reavaliar os pontos de segurança para todos os motoristas de todos os tipos de veículo.
- Assegurar a passagem segura das crianças e idosos ao atravessarem as vias públicas. Prevenção de acidentes pelos motoristas idosos
- Promover o uso seguro da bicicleta
- Garantir o uso correto das cadeiras para criança dentro do carro e também dos cintos de segurança
- Eliminação da direção com embriaguez
Além desses 4 pontos de destaque cabe aos motoristas, motociclistas e usuários de bicicleta, bem como aos transeuntes, o respeito às leis de trânsito e as boas maneiras.
Pôster e panfleto do Gabinete
Fontes: Gabinete e Sankei
Fotos: Pixabay e Flickr