Os Estados Unidos e a Coreia do Sul deram início aos seus exercícios militares conjuntos no domingo (1º), divulgou a NHK.
Geralmente, os exercícios têm início em fevereiro ou março, mas foram adiados por causa das Olimpíadas e Paralimpíadas de PyeongChang na Coreia do Sul.
Os exercícios incluem o Foal Eagle, que envolve um grande desdobramento de soldados sul-coreanos e americanos, e o Key Resolve, que inclui simulação por computador.
Oficiais do ministério da defesa sul-coreano disseram que a escala dos exercícios será a mesma de sempre.
Contudo, oficiais disseram que o período dos exercícios será reduzido pela metade, para cerca de um mês, e atualmente não há planos para incluir porta-aviões dos EUA ou bombardeiros.
A Coreia do Norte se opõe fortemente aos exercícios anuais e realizou ações provocativas como o lançamento de mísseis balísticos no passado. Contudo, o líder norte-coreano Kim Jong-un teria amaciado seu tom quando se encontrou com representantes sul-coreanos em março.
Alguns observadores dizem que a agenda dos exercícios pode ter sido ajustada à luz de reuniões intercoreanas para o final de abril e uma possível cúpula entre os EUA e a Coreia do Norte até o final de maio.
Fonte e imagem: NHK