Coletiva de imprensa para explicar sobre o terremoto de Shimane
Por conta do terremoto de magnitude 5 na província de Shimane, foi instalada uma sede de respostas ao desastre, à 1h35, para averiguar se há vítimas e avaliar os danos causados.
Publicidade
Até o momento – 3h30 – desta segunda-feira (9) há relatos de 2 pessoas que se dirigiram ao hospital por lesões leves, na cidade de Oda, epicentro do terremoto de Shimane.
Há informação de que um torii do santuário xintoísta Kanda desabou. Não há notícia de feridos em decorrência desse dano.
Mas, foram recebidas informações de 3 encanamentos de água com ruptura.
Além disso, a sede recebeu informações de 20 paredes danificadas. Os funcionários públicos estão conferindo as situações.
Em Misato-cho (Shimane), soube-se que a parede de uma empresa de táxi desmoronou. Também recebeu a informação de que uma rocha de cerca de 100 quilos se desprendeu do muro de pedras de um templo, sem nenhuma vítima.
Até as 3h desta segunda-feira já foram registrados 15 tremores, réplicas do terremoto de magnitude 5,8 e intensidade 5 forte, com epicentro em Oda.
AMJ: previsão de réplicas
Um representante da Agência de Meteorologia do Japão realizou uma coletiva de imprensa, às 3h40, para informar a população local sobre o terremoto. Há risco de réplicas, inclusive de tremor mais intenso do que o primeiro terremoto. Portanto, pede à população que tome cuidado durante uma semana.
Uma das providências é verificar se as mobílias estão seguras para evitar acidentes dentro de casa.
Reiterou que não há risco de tsunami em decorrência do terremoto e réplicas.
Fontes: NHK e AMJ
Foto: AMJ