Limpeza na praia em Takasu-cho, na capital de Mie, recolhe 700 sacos de lixo (Mainichi)
Domingo (15) foi dia de limpeza nas praias da província de Mie. São pessoas que trabalharam voluntariamente para criar um ambiente limpo para as tartarugas marinhas.
Publicidade
Na bela praia de Shichirihama, em Mihama-cho, 150 pessoas se reuniram para remover o lixo. Assim, as tartarugas marinhas podem desovar com tranquilidade no período de maio a agosto. No ano passado a praia recebeu 23 delas e 4 desovaram.
Na capital, em Tsu, na praia do bairro Takasu, a operação foi maior. Convocadas pela associação de proteção às tartarugas marinhas, 250 pessoas, entre crianças e adultos recolheram 700 sacos de lixos. O lixos foram divididos em naturais e os descartados pelos homens.
Tartaruga encontrou um lugar seguro para desovar em 2014 (Mainichi)
Graças à essa atividade de limpeza, no ano passado foram encontrados ovos em 15 locais na praia. Foram constatadas 21 vindas das tartarugas marinhas, em todas as praias de Tsu. Só na de Takasu foram 8 visitas, das quais 6 foram para desova. Elas procuram um lugar seguro na areia, desovam, cobrem o local e voltam para o mar.
Com essas atitudes participativas as populações locais vêm contribuindo para a proteção desses seres marinhos.
A praia de Shichirihama fica fechada à entrada de motocicletas e carros nesse período para não atrapalhar a importante obra de perpetuação da vida.
Fontes: Chukyo TV e Mainichi
Fotos: Mainichi