Ikea abre ‘minilojas’ para aumentar sua presença do Sudeste Asiático

A empresa sueca começou a experimentar lojas compactas em 2015, e agora conta com tais localizações que incluem o Reino Unido e o Canadá.

A Ikea tem mais de 400 lojas em todo o mundo (imagem ilustrativa)

A Ikea começou a operar novas lojas com pegadas menores nas cidades regionais do Sudeste Asiático, enquanto a maior vendedora de móveis e artigos de decoração do mundo busca a crescente classe média nesses centros econômicos emergentes.

Publicidade

A empresa de origem sueca terá lojas compactas até o ano 2021 em Chiang Mai, Pattay, Udo Thani e outras cidades tailandesas com populações abaixo de 200 mil.

Ao contrário de seus parceiros maiores, essas localizações não manterão móveis de grandes dimensões em estoque. Ao invés disso, esses itens serão entregues conforme a necessidade a partir de lojas maiores em cidades principais.

A Ikea ostenta mais de 400 lojas em todo o mundo. As vendas globais atingiram 38.3 bilhões de euros ($46.8 bilhões) para o ano que terminou em agosto de 2017. Mesmo assim, a líder de móveis e artigos para decoração mal abordou a superfície do Sudeste Asiático, com somente nove lojas atualmente.

A empresa começou a experimentar lojas compactas em 2015, e agora conta com tais localizações que incluem o Reino Unido e o Canadá.

Contudo, a ideia não fez sucesso no Japão. Uma localização de cerca de 1.500 metros quadrados na cidade de Kumamoto está prestes a encerrar as operações no final de julho.

Fonte: Nikkei
Imagem: Bank Image

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Turistas chineses alugam carros no Japão com habilitações internacionais falsificadas

Publicado em 10 de abril de 2018, em Sociedade

Locadoras no Japão dizem que a verificação de uma permissão internacional para dirigir é complicada, visto que elas diferem de um país emissor para outro.

Permissões suspeitas emitidas nas Filipinas podem ser compradas online por cerca de 400 dólares (imagem ilustrativa – Rent-a-Car em Okinawa/ Arquivo Portal Mie)

A polícia japonesa está investigando relatos sobre turistas chineses alugando carros com carteira de motorista internacional (ou permissão internacional para dirigir) falsificadas.

Publicidade

No início de fevereiro, um viajante que veio de Shangai apareceu no escritório de uma locadora no Aeroporto de Naha (Okinawa) acompanhado de sua família. Ele entregou um passaporte chinês e uma licença internacional nova supostamente emitida pelas Filipinas. Quando o funcionário verificou seu passaporte, no entanto, constatou que não havia registros de que o homem tinha visitado o país do sudeste asiático nos últimos anos.

O funcionário percebeu que a licença poderia ser falsificada e se negou a fornecer um carro.

Habilitações compradas online em sites filipinos

Negócios suspeitos nas Filipinas estão aparentemente forjando licenças internacionais e as vendendo online a compradores chineses. O gerente da Luft Rent-a-Car, na província de Okinawa, disse que vê “de dois a três casos por semana” de clientes usando licenças que parecem ser falsificadas.

A polícia disse que quem pretende dirigir no Japão deve obter ou uma licença japonesa, ou de outro país que tenha um sistema comparável ao do Japão ou uma permissão internacional emitida sob a Convenção de Geneva sobre Tráfego em Rodovia.

O governo japonês considera os sistemas de licença de sete países e territórios como comparáveis. A China não é um deles e nem é um signatário da Convenção de Geneva. Então, poucos turistas chineses que vêm ao Japão são qualificados para dirigir.

Mesmo assim, uma pesquisa realizada pelo governo da província de Okinawa descobriu que 11% dos turistas chineses que vieram ao Japão alugaram carros. Em Hokkaido, 16% dos turistas entrevistados disseram que alugaram um veículo.

As licenças suspeitas agravam as preocupações em relação à segurança, com um recorde de turistas estrangeiros ao Japão trazendo um aumento nos acidentes em rodovias envolvendo veículos alugados.

Visto que as Filipinas são um signatário da Convenção de Geneva, suas licenças internacionais são válidas no Japão.

Várias fontes na indústria de aluguel de carros disseram que é possível comprar uma licença filipina e uma licença internacional ao enviar certos documentos, incluindo a cópia de uma carteira de motorista chinesa, a uma empresa no país do sudeste asiático. O custo é de 370 a 465 dólares.

Dificuldade em verificar uma habilitação internacional

É complicado para as locadoras no Japão verificarem uma habilitação internacional, visto que elas diferem de um país emissor para outro. Algumas falsificadas são recriadas tão cuidadosamente que é difícil até para a polícia dizer se é ou não verdadeira, de acordo com um porta-voz da Sapporo Rent-a-Car Association.

Um representante da Agência Nacional de Polícia disse que as autoridades têm a intenção de trabalhar com ministérios do governo e empresas de aluguel de carros para determinar a extensão do problema.

Fonte: Nikkei
Imagem: Arquivo Portal Mie

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!