A polícia chinesa anunciou a prisão de um fugitivo na cidade de Nanchang. Contudo, a maneira pela qual a prisão ocorreu foi bastante inusitada.
Em meio a uma multidão de 50 mil pessoas, policiais usando óculos especiais com tecnologia de reconhecimento facial encontraram um fugitivo e o capturaram. Esses óculos receberam muitas críticas na época em que foram implementados, mas conseguiram executar sua missão com êxito.
A prisão ocorreu durante um concerto musical do cantor de música pop Jacky Cheung. Antes do início do show, a polícia identificou o suspeito e rapidamente o capturou. O suspeito identificado como Ao, 31, estava acompanhado de sua esposa e amigos. Segundo as autoridades locais, o suspeito ficou perplexo com a abordagem policial.
Na China, o governo utiliza as tecnologias de reconhecimento facial para auxiliar nas investigações policiais. Além disso, as autoridades operam uma rede de vigilância com mais de 170 milhões de câmeras que conseguem identificar as pessoas em tempo real.
Recentemente, o governo chinês mobilizou policiais para verificar passageiros de voos internacionais e domésticos em aeroportos para encontrar suspeitos de tráfico humano.
Contudo, por mais que seja para a segurança dos cidadãos, a privacidade pessoal é diretamente afetada pela tecnologia. No início deste ano, o governo da China foi acusado por manter sob vigilância minorias islâmicas no país.
Fonte: Gizmodo Japan e Gigazine