Em setembro do ano passado a rede de varejo de brinquedos Toy R Us dos Estados Unidos entrou com pedido de falência no país de origem. A Reuters divulgou que a gigante do segmento pretende vender suas ações das redes da Ásia, incluindo o Japão. Nos EUA não encontrou comprador, portanto, caminha para encerrar as atividades por lá.
A notícia sobre a venda das ações da Ásia foi divulgada na quarta-feira (11) e soube-se que o valor da transação é de 1 bilhão de dólares, o equivalente a cerca de 107 bilhões de ienes. A informação é de que recebeu várias propostas.
Estão colocadas à venda 85% das ações dos negócios na Ásia, incluindo o Japão. A companhia com sede em Kawasaki (Kanagawa) tem cerca de 160 lojas, sendo 400 em toda a Ásia. Ela está presente na China e em outros do sudeste asiático. Os 15% das outras ações pertencem a um grupo de Hong Kong.
A matriz americana anunciou que entrou com pedido de aprovação no tribunal de falências, em março deste ano, para liquidar o negócio dos EUA. A história teve início em 1948, com venda de móveis. Depois, estourou com brinquedos e se tornou a maior rede na terra do Tio Sam. A concorrência é acirrada com a Amazon e Walmart e o gerenciamento tornou-se impraticável.
Fontes: Sankei e Nikkei Foto ilustrativa