Vice-ministro japonês renuncia após escândalo de assédio sexual

Junichi Fukuda renunciou após alegações de que ele havia assediado sexualmente várias jornalistas.

Junichi Fukuda ofereceu sua renúncia dizendo que estava difícil continuar cumprindo suas responsabilidades com a situação desencadeada pelos relatos (ANN/reprodução)

O vice-ministro japonês das finanças renunciou na quarta-feira (18) após alegações de que ele havia assediado sexualmente várias jornalistas, dizendo que ele queria “limpar seu nome”.

Publicidade

Junichi Fukuda negou a reportagem de uma revista a qual dizia que ele assediou várias mulheres, mas pedidos para que ele renunciasse aumentaram nos últimos dias, e o ministro das finanças Taro Aso disse na quarta-feira que havia aceitado a renúncia do vice-ministro.

“Ele ofereceu sua renúncia dizendo que estava difícil continuar cumprindo suas responsabilidades com a situação desencadeada pelos relatos, embora ele queira limpar seu nome, e eu decidi aceitar isso”, disse Aso aos repórteres.

Publicação na revista Shukan Shincho

A revista Shukan Shincho publicou na semana passada que Fukuda havia feito comentários inapropriados a várias jornalistas e na sexta-feira (13) divulgou um áudio do que ela diz ser do vice-ministro em um bar com uma jornalista.

“Vou amarrar suas mãos. Posso tocar em seus seios?”, diz uma voz masculina na gravação.

“Devemos ter um caso assim que o orçamento for aprovado?”

A revista disse que várias outras mulheres, que não foram identificadas, também acusaram Fukuda por causa do comportamento inapropriado, incluindo pedir para beijá-las e levá-las a um hotel.

Fukuda nega o ato

No início desta semana, Fukuda se defendeu dizendo que “não tive tal conversa com uma jornalista”.

“Não reconheço que tenha feito comentários de teor sexual que deixariam jornalistas ofendidas”, frisou ele em uma declaração emitida através do ministério.

O Japão tem um dos piores registros para representação política feminina e tem atitudes de gênero profundamente enraizadas.

Somente 2.8% das vítimas de assédio vão à polícia, de acordo com uma pesquisa realizada pelo governo em 2017, e o movimento #MeToo que aumentou a conscientização em relação ao assédio sexual no mundo teve uma recepção relativamente moderada no Japão.

Fonte: Japan Today, AP
Imagem: ANN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Península de Izu em Shizuoka é registrada como geoparque da UNESCO

Publicado em 19 de abril de 2018, em Conhecendo o Japão

A Península de Izu é o único local do mundo onde duas cordilheiras vulcânicas ativas se cruzam, devido a sua localização na ponta da placa tectônica do Mar das Filipinas.

Área de Shimoda, que fica na Península de Izu, Shizuoka

A UNESCO listou a Península de Izu (Izu Hanto), que pertence à província de Shizuoka, como um Geoparque Global por seu relevo único que inclui muitos vulcões ativos em linha.

Publicidade

A organização cultural das Nações Unidas vem designando áreas com características topográfica e geológica globalmente únicas como Geoparques Globais.

A Península de Izu, segundo a organização, é o único local do mundo onde duas cordilheiras vulcânicas ativas se cruzam devido a sua localização na ponta da placa tectônica do Mar das Filipinas.

Ela também diz que estudos sobre a falha geológica de Tanna, onde um deslize lateral foi descoberto nos anos 1930, têm sido de grande importância para pesquisas geológicas significativas.

Outras oito localizações no Japão são registradas como Geoparques Globais. Elas incluem a região de Toya-Usu, em Hokkaido, e a região do Itoigawa, na província de Niigata.

Fonte: NHK
Imagem: Bank Image

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!