Esta semana a Google está realizando o Google I/O, o evento anual para desenvolvedores da empresa. Este ano o foco principal foi inteligência artificial (IA), como no ano passado. Contudo, este ano a Google surpreendeu todo mundo com seus avanços, principalmente com a Google Assistente. Além disso, o novo Android e exemplos de aplicação de IA também se destacaram bastante, mostrando uma grande evolução nos serviços da Google.
Veja abaixo 10 grandes destaques da Google I/O!
1 – Google Assistente mais inteligente (e humana)
A nova funcionalidade da Google Assistente é a “Google Duplex”. No vídeo abaixo, é possível ver a assistente virtual ligando para um salão de beleza e agendando um corte de cabelo. O simples comando “OK Google, faça uma reserva no cabeleireiro entre as 10h e 12h.” inicia uma conversação comum e bastante humana entre a IA e a atendente.
Watch Google Assistant make a real call to make a hair appointment, talking back-and-forth with a human. No, it’s not yet available but being tested. #io18 pic.twitter.com/kPhDSCCYdP
— Danny Sullivan (@dannysullivan) 8 de maio de 2018
2 – Android P : comandos gestuais e preocupação com o usuário
Foi apresentado o modelo beta (β) do novo Android P, ainda sem nome oficial. Como previsto até o momento, os comandos e interface tornaram-se mais gestuais, e a navegação pelo botão Home sumiu. À primeira vista, o novo smartphone lembra o iPhone X.
Além disso, duas novas features foram adicionadas: otimização do gasto de energia com uso de IA e usabilidade conforme as ações do usuário. E outras funcionalidades como evitar o uso excessivo de apps, ajudar no sono e diversas outras features para auxiliar. Um bom smartphone é aquele que se preocupa com o usuário, não é mesmo?
3 – Google Home com display
O novo mercado de displays inteligentes é o novo campo de atuação da Google Assistente. Mesmo com previsão de início de vendas de aparelhos da JBL, Lenovo, LG e outros, o novo dispositivo da Google consegue ter bastante espaço com funcionalidades únicas como um aplicativo peculiar do Youtube.
4 – Google Lens mais útil
O Google Lens, que mostra as informações dos objetos tiradas pela câmera, está ainda mais avançado. Agora, ele consegue mostrar informações em tempo real, copiar textos e pesquisar por “coisas semelhantes” só de analisar rapidamente a foto.
Esta funcionalidade é bastante útil para smartphones, mas também pode ser conveniente para óculos inteligentes (smart glass).
5 – Função RA no Google Maps
Com a nova função RA (realidade aumentada) do Google Maps, você nunca mais irá se perder! O aplicativo irá acompanhar a direção do smartphone e mostrará na tela para onde o usuário deverá seguir.
Fora isso, as lojas que entrarem no campo de visão terão suas informações mostradas na tela, de forma AR.
6 – Gmail conseguirá completar frases
Assim como no iPhone, o Gmail conseguirá prever o início e fim de alguma frase. Apertando a tecla “Tab” no teclado, o serviço de mailing completará a frase automaticamente.
7 – IA do Google Fotos mais esperta
Introducing color pop! You may soon see this new type of creation in your @googlephotos Assistant tab, which automatically keeps the subject of your photo in color, and changes the background to black and white → https://t.co/4Y1ryyFlIE #io18 pic.twitter.com/niC8CqBxDj
— Google (@Google) 8 de maio de 2018
Google Fotos é o serviço de administração de fotos. Agora, o software consegue reconhecer as pessoas de uma foto e mostra uma sugestão de “Deseja compartilhar?”. E também conseguirá colorir fotos antigas em preto e branco.
Além disso, uma nova funcionalidade de processamento de imagem poderosa será adicionada. Nada muito novo, mas bem-vindo.
8 – Google News renovado
O Google News é bastante utilizado por conseguir separar as notícias por categorias e ler a fonte da informação. Por aproximar o usuário com a fonte da informação, o serviço conseguia trazer mais confiabilidade e relevância ao usuário. Com a renovação do aplicativo, o serviço cria um sumário de acordo com as preferências dos usuários, reúne fontes de diversos locais e mostra o fluxo da informação por vários ângulos, do início das discussões até os acontecimentos atuais.
Além disso, será adicionada uma funcionalidade de inscrição através do Google das agências de notícias com serviços de inscrições pagas. Uma ótima notícia para quem deseja seguir seus sites e jornais preferidos.
9 – Waymo, uma evolução para a direção autônoma
A tecnologia de direção autônoma da Waymo, empresa do grupo Alphabet, que surgiu de uma iniciativa da Google, registrou uma nova evolução da IA. A empresa conseguiu elevar a segurança, a “inteligência” e o “cálculo de previsibilidade de ações” para concretizar uma direção sem humanos completa.
Além disso, a inteligência artificial conseguiu eliminar outros tipos de “ruídos” na captação de informação, o que é um grande desafio para o mercado atual.
10 – Processador 8 vezes mais poderoso
A maioria das IA da Google é sustentada pelos processadores TPU da Google. Esse processador está em sua terceira geração, a qual está cerca de 8 vezes mais potente do que seu antecessor.
Agora as IA da Google estarão mais rápidas, poderosas e modernas!
Fonte: Gizmodo JP e Google