Antecipando o verão das praias e rios, o Japão tem a estação das chuvas chamada de tsuyu (梅雨). Começa, em geral em junho, por isso recomenda-se algumas providências no carro. Assim, poderá passar essa época que dura em média 40 a 46 dias, com tranquilidade e segurança.
Fazer essa manutenção vai facilitar para dirigir mesmo sob chuva pesada. Um especialista em carros faz 7 recomendações.
1 – Proteção externa do carro
Há produtos excelentes para polir o carro que podem ser adquiridos nos postos de gasolina ou lojas especializadas. Antes da estação das chuvas convém dar uma boa polida, evitando a cera pois ela pode sair com as águas e deixar uma película de óleo na pintura. Recomenda-se o revestimento polimérico (ポリマーコーティング).
2 – Inspeção dos limpadores
Os limpadores são essenciais nessa época. Por isso, a recomendação é verificar se estão funcionando corretamente, principalmente as lâminas, e também checar as borrachas. Se for preciso, peça ajuda de um especialista e troque o que for necessário.
3 – Reservatório do limpador de para-brisa
Como os para-brisas, tanto dianteiro como traseiro se sujam muito na estação chuvosa, convém repor o reservatório com um bom sabão líquido apropriado que remova gordura e tenha efeito repelente. Antes disso, procure remover a película de sujeira e gordura que forma sobre os vidros.
4 – Revestimento para o para-brisa
Passar um bom líquido para proteger não só para-brisa como os vidros laterais e traseiro é importante. Em japonês é chamado de ウインドウコーティング, pronuncia-se windoukootingu. Antes, verifique qual prefere, se é o à base de silicone ou flúor. Consulte o posto de gasolina onde abastece ou loja especializada.
5 – Espelhos retrovisores
Não só o para-brisas e vidros merecem atenção, como os espelhos laterais. Existe um agente de revestimento do tipo hidrofílico especialmente para os espelhos. Chama-se 親水コーティング, lê-se shinsuikootingu. Mas atenção, antes de passá-lo é preciso remover todas as impurezas da superfície, especialmente a camada (filme) de gordura que se forma.
6 – Ar-condicionado
O ar-condicionado será muito usado pois a umidade aumenta naturalmente. Se não usar o ar-condicionado para desumidificar o ambiente os vidros ficarão nublados. Isso é um perigo ao volante. Peça para fazer uma inspeção pois quem dirige nos centros urbanos logo fica sujo. Se for o caso, troque o filtro e também verifique se está funcionando direito.
7 – Limpeza do interior
Parece óbvio, mas a limpeza bem feita é importante. Quando começa a esquentar e junto com a umidade aumenta o número de germes e ácaros.
Esses seres minúsculos adoram restos de comida e células mortas que caem do corpo. Por isso, a recomendação é manter o interior do veículo limpíssimo. Tapetes, bancos e assoalhos devem ser bem aspirados, além da limpeza interna do carro.
Fonte: Cartop Fotos: Cartop e Pixabay