Uma grande aeronave não tripulada realiza seu primeiro voo no Japão, decolando no aeroporto de Iki (Nagasaki), na quinta-feira (10). Serão realizados mais 10 voos para coleta de dados.
A aeronave Guardian GA-ASI, da General Atomics Aeronautical Systems, uma companhia norte-americana, tem cerca de 11 metros de comprimento e nas asas, 24 metros.
Ela sobrevoou a ilha Iki por cerca de 3 horas para retornar ao aeroporto local.
A aeronave voa a uma altitude de até 12 mil metros ou 40 mil pés, tem capacidade para voo de até 40 horas. Atinge velocidade máxima de 210 nós, o equivalente a 388,9Km/h.
Aeronave não tripulada para pesquisas
Durante o voo de teste foram coletadas informações sobre o clima, observação oceânica, assistência a resgate marítimo, entre outros. A intenção é de fornecer essas informações às instituições japonesas. Além disso, todos os dados sobre o voo, incluindo velocidade e altitude, poderão ser usados para ajudar a criar a legislação para aeronaves não tripuladas.
A General Atomics Aeronautical Systems tem como objetivo a venda do Guardian para o Japão. O voo experimental foi observado pelo Ministério da Terra, Infraestrutura e Transportes e outras instituições.
No domingo (13) o voo poderá ser visto pelo público.
Fontes e fotos: Sankei e Drone Times