Um caso ocorrido em Oregon, nos EUA, chama à atenção do mundo, pela publicação do caso na CNN desta sexta-feira (25). A assistente de voz Alexa, do speaker inteligente Echo da Amazon, gravou a conversa de um casal e ainda por cima mandou o áudio para um colega de trabalho do marido.
O casal revelou o acontecimento de 2 semanas atrás. O marido recebeu um telefonema do colega de trabalho. Ele informava que recebeu por e-mail um arquivo de áudio da conversa do casal.
“É melhor tirar o speaker da tomada. Vocês foram hackeados”, teria alertado o colega.
Segundo a esposa a conversa gravada foi sobre o casal discutindo a respeito do piso. A mulher disse que ligou para a Amazon e que o engenheiro responsável pela Alexa pediu desculpas várias vezes.
Explicações da Amazon
A Amazon admitiu que houve um problema e explicou que o acontecimento seria um evento improvável de ocorrer. Não foi hacking ou o aparelho com defeito, mas sim que a Alexa ouviu erroneamente as palavras e acabou enviando o áudio gravado por ter compreendido como comandos.
O Echo pode ter captado a palavra “Alexa” erroneamente, sendo ativado nessa hora. O casal não se deu conta disso durante a conversa. Quando a assistente de voz ouviu algo como “mandar mensagem” compreendeu que era enviar aquele áudio.
Foi uma sequência de eventos sobrepostos e inesperados.
O speaker inteligente Echo quando ativado acende a luz indicativa.
Tanto a Amazon quanto a Google afirmam que nenhum dos seus speakers inteligentes se ativam se não houver um chamado “Alexa” ou “Hey Google”. E só gravam se receberem comando.
Fonte: CNN
Fotos: Amazon/Pexels